Europeana é uma plataforma digital que disponibiliza o acervo de diversos museus da Europa. Esta parceria de exposição contribui para a redução de barreiras físicas e de conservação para o acesso ao patrimônio material que estas instituições preservam e estudam.
Em Maio, apresenta-se efetivamente uma segunda plataforma com os mesmos objetivos. Este novo projeto, coordenado pela Fondazione Rinascimento Digitale (IT), dedica-se ao acervo de traje/moda e traz como parceiros as seguintes instituições:
Europeana is a digital plataform to share online images of collections from diverses european museums. It contributes to alleviate obstacles like distance and preservation.
In May, a second platform with the same goals will be presented effectively . This new project, coordinated by Fondazione Rinascimento Digitale (IT), is dedicated to costume/fashion collection and has as partners the following institutions:
ModeMuseum Provincie Antwerpen (BE)
Victoria & Albert Museum (UK)
Royal Museums for Arts and History (BE)
Nederlands Instituut voor Beeld en Geluid (NL)
Stiftung Preussischer Kulturbesitz (DE)
Catwalk Pictures (BE)
Stockholm University (SE)
Belgrade Museum of Applied Arts (RS)
Les Arts Décoratifs (FR)
MUDE (PT)
Peloponnesian Folklore Foundation (GR)
Emilio Pucci Archive (IT)
Pitti Immagine (IT)
Centraal Museum Utrecht (NL)
Nordiska Museet (SE)
Rossimoda Shoe Museum (IT)
Museo del Traje (ES)
Wien Museum (AT)
Archivio Missoni (IT)
National Technical University of Athens (GR)
Internet Architects (BE)
Na semana passada (17-18/maio/2013) o projeto foi apresentado por Alessandra Arezzi Boza, junto da opinião de diversos profissionais sobre a importância de uma memória disponibilizada no universo digital livre de fronteiras ou custos para investigadores! O Europeana Fashion busca conectar a Indústria da Moda e a comunidade GLAM (Galleries, Libraries, Archives e Museums), a ir além das perspetivas de velho e novo ou de patrimônio, tentando entender e explorar novas possibilidades e limites nessa relação.
Last week (17-18/maio/2013) the project was presented connect to the opinion of several professionals about the importance to make memory/collections available without boundaries or costs for researchers! “The idea is to create the opportunity of over viewing all the possible interconnections and synergies between Fashion Industry and GLAM community (Galleries, Libraries, Archives and Museums) going beyond the concept of Fashion Heritage and culture, or the difference between old and new and trying to understand and explore new possibilities and limits in their relationship”.
Florence, 1st Conference organized by Europeana Fashion:
Florença, 1ª Conferencia promovida pelo Europeana Fashion:
Stefania Ricci, diretora do Museo Salvatore Ferragamo, e Rafaello Napoleone, CEO da Pitti Image abordaram em suas comunicações que arquivos podem promover um resgate de memória que traz como resultado a possibilidade de inspiração para o design.
Valerie Steele, diretora do Museu do FIT, Sonnet Stanfill, curadora de moda do V&A e Kaat Debo, diretora do MoMu, falaram da importância do acesso a acervos. Steele focou na redução de barreiras físicas e de tempo proporcionadas pela internet. Stanfill demonstrou o percurso feito a acervos para a construção de uma futura exposição e Debo ressaltou a necessidade de apresentar mais do que o acervo, mas também trabalhos realizados pelos museus.
How can the fashion industry interact with archival materials in the future? Stefania Ricci director of Museo Salvatore Ferragamo illustrated how archival material can inspire new designs and Raffaello Napoleone CEO of Pitti Immagine confirmed that “archives are places dedicated to memory that offer design inspiration.”
Another theme that recurred was the importance of being able to access fashion archives. Valerie Steele (Museum at FIT) underlined how sharing images online alleviates obstacles like time and distance. Sonnet Stanfill (V&A) demonstrated how important access to archives was in preparation for her upcoming exhibition. Kaat Debo (MoMu) stressed the need to open up not only archives but also the workings of the museum in general in order to stay relevant as a museum.
Kaat Debo (MoMu Antwerp Fashion Museum) & Rafaela Norogrando (ID+ Research Institute for Design, Media and Culture)
Sobre a relação entre a comunidade GLAM e a educação, Linda Loppa (Polimoda) clamou pelo renascimento do design e acrescentou que o patrimônio pode ajudar a construir esse futuro. Maria Luisa Friza (IUAV Universidade de Veneza) ressaltou a necessidade de aprender linguagens visuais como um esteio para os novos processos criativos e imaginação. Louise Wallenberg falou sobre os estudos na área de moda na Universidade de Estocolmo e Adelheid Rasche apresentou um pouco da coleção da Biblioteca do Traje de Lipperheide. Maria Canella (Univ. de Milão) defendeu a preservação dos arquivos como elo de comunicação.
Diane Pernet (blogger) falou da importância dos filmes de moda e como desenvolveu o conceito do Festival de Filmes de Moda a 10 anos atrás. Maria Schuller explicou como o SHOWstudio revolucionou os filmes de moda pelo seu processo criativo de produção, além de seu produto final. Gabriele Monti (IAUV-UV) apresentou como a internet tem sido um bom recurso utilizado para promover o trabalho de estudantes de moda e um catalisador para uma troca entre eles.
Geer Oskam (Europeana Foundation) demosntrou como a “nova mídia” pode ser usada para alcançar novas audiencias. Anja Aronowsky Cronberg apresentou como o Vestoj – the Journal of Sartorial Matters, decidiu fugir da abordagem tradicional feita sobre a moda, sem distanciar-se de um público geral como o que confere textos mais acadêmicos. Agnès Rocamora (London College of Fashion) enfatizou a necessidade de fazer-se estudos mais profundos sobre a mídia de moda, pois hoje em dia mídia e moda são coisas unificadas.
Apesar da participação de diversos palestrantes, tudo ficou na expectativa: somente a partir da próxima semana será possível verificar como a plataforma da Europeana Fashion realmente funcionará e o que o projeto traz de novo para o acervo em meio digital, para além da conexão entre instituições parceiras.
About GLAM and and their relationship to education, Linda Loppa (Polimoda) emphasized the need for a renaissance in design and how the heritage of the past is needed to build the archeology of the future. Maria Luisa Frisa (IUAV University) also added the necessity of discipline in learning visual languages as an underpinning for new creative processes and imagination. Louise Wallenberg took us through the development of the fashion studies program at Stockholm University, while Adelheid Rasche showed us the treasures of the Lipperheide Costume Library. Maria Canella (University of Milan) spoke about the importance of protecting archives and at the same transforming them into an engine of communication
Diane Pernet (blogger) explained how she developed the concept of a fashion film festival about ten years ago, at a time when fashion film was in its very early stages and no initiative existed to bring fashion film together. Marie Schuller, head of Fashion Film, explained how SHOWstudio revolutionized fashion film by not only showing the end-product, but also the creative process that precedes the final image. Gabriele Monti (IAUV University of Venice) illustrated how the internet is a place where platforms have developed that show the work of fashion students and how fashion students do not just share material online to show their individual work, but exchange on it with others.
Geer Oskam (Europeana Foundation) demonstrated how new media can also be used to engage and exchange with new audiences. Anja Aronowsky Cronberg explained how Vestoj, the Journal of Sartorial Matters, grew out of a need for a different approach to fashion. An approach that is not about lifestyle and consumption and yet more accessible than academic fashion writing. Agnès Rocamora (London College of Fashion) emphasised an overall need to make further in-depth studies into fashion media.
Ao pensar nestas possibilidades para os acervos brasileiros acredita-se que seria de vital importância um projeto como este, dada a dimensão continental do país e da grande relevância que a Indústria da Moda possui no cenário econômico e social.
O MIMO é um museu assumidamente virtual e que poderia encabeçar este tipo de atuação no cenário brasileiro, já que é a instituição museológica que mais tem dedicado-se a este tipo de plataforma como meio de comunicação da memória do patrimônio de moda brasileiro.
É claro que uma abrangência ainda mais enriquecedora seria pelo conceito do MercoSul ou Latino Americano, a somar instituições como o Museo de la Moda do Chile, o Museo Nacional de la Historia del Traje da Argentina, entre outros.
Despite the participation of several speakers, everything was in expectation: only in the next week we can check how Europeana Fashion website works and what the project brings, beyond the connection between partners, as new for the collection’s exhibitions in digital media
When I thinking about these possibilities for Brazilian collections I believed that a project like this one has a vital importance. Brazil has continental dimensions and its Fashion Industry has a great importance in the economic and social context.
A 2ª Conferencia já está programada para realizar-se em Londres em 2014.
The second Europeana Fashion Conference will be held in London in 2014.
…
Outros websites relacionados ou citados pelos palestrantes: Other websites linked or referred by the speakers: Mode Connect, Muuse, ASVOFF