Little Dress PROJECT

Muito foi feito desde o último post… infelizmente sou uma só e não dou conta!

Mas em retrospectiva e com agendamento no evento que acontecerá na próxima semana FASHION REVOLUTION -UBI  (de 29/03 a 01/04), devo falar do LITTLE DRESS PROJECT que tem o seu próprio website e que aos poucos vai recebendo imagens na página do Facebook.

Em resumo é um projeto metodológico de ensino que tenho aplicado às minhas turmas de licenciatura em design de moda na Universidade da Beira Interior.

Já está na 2º edição e além de passarmos por todos os processos metodológicos de design de moda há o exercício de olhar o outro pelo outro, sair de nossa cultura, de nossa zona de conforto e fazer pensando por outro contexto. Além disso, e tão importante e gratificante neste processo de ensino é que o resultado do trabalho (as mini-coleções confeccionadas pelos alunos) são doadas para a ONG LITTLE DRESSES FOR AFRICA PORTUGAL.

Assim, já recebemos em troca o sorriso de algumas crianças africanas que receberam os nossos vestidos!

15826052_10210840031175192_4326384948370799701_nFeliz de começar 2017!!
Estas são Anouvelle e Ivine, duas irmãs que receberam os vestidos feitos pelos meus alunos da Universidade da Beira Interior (Design de Moda), pelo Little Dress Project. Estes vestidos estavam expostos no Museu Nacional do Traje na exposição Xi-Coração e foram doados para a ONG Little Dresses for Africa de Portugal. A coordenadora do projeto, Lisa Santos esteve com as meninas e disse que elas adoraram os seus vestidos novos
 Alegria enorme!!! Obrigada a todos!
16003103_1842265986029871_2605646048838227046_nAQUI APARECE UM DOS NOSSOS VESTIDOS, OFERTADO PARA A MAIS PEQUENINA!

Artigos sobre exposições de moda

Já no início de 2016 sai o lançamento de duas revistas científicas na área de design, moda, arte, cultura, das quais não se pode ficar sem ler!

Uma delas é a primeira edição da Revista NAVA publicada pela Universidade Federa de Juiz de Fora pelo  Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens. A revista foi criada em 2015 e a partir de 2016 terá edições semestrais de artigos, resenhas e pesquisas interdisciplinares em áreas relacionadas às artes, cinema, audiovisual, música, moda, design e assuntos correlatos.

Para a primeira edição participei com o artigo Histórias do design: narrativas patrimoniais no MUDE”o qual trata do Museu do Design e da Moda (Lisboa, Portugal).

dobras18A outra revista é a dObra[s], já bastante conhecida, mas que para 2016 trouxe excelentes novidades. Uma delas é o fato de que agora esta publicação pertence a ABEPEM (Associação Br
asileira de Estudos e Pesquisas em Moda) em parceria com a editora que iniciou a revista em 2007: Estação das Letras e Cores. A outra novidade é que a revista passou a ter sua versão ON LINE e as edições anteriores também serão convertidas para o formato digital o que aumenta a acessibilidade aos conteúdos que são selecionados pelo comitê editorial.

Também para esta edição “comemorativa” pude contribuir com um artigo que sintetiza parte de minhas pesquisas na área de exposições de moda em museus ao redor do mundo: Narrativas patrimoniais sobre moda: análise das temáticas expositivas e das escolhas museográficas.

 

Atas e Anais

Já estão acessíveis as publicações dos seguintes encontros científicos: Seminário Internacional Processos de Musealização, realizado no Porto (Portugal) e 11º Colóquio de Moda (8º edição internacional), realizado em Curitiba (Brasil).

Junto de prestigiados pesquisadores fiz algumas contribuições:

No primeiro encontro apresentei e publiquei sobre as relações do corpo nas exposições museológicas de moda: “Narrativas, experiências e conexões”

No segundo tratei das estruturas de informação dos objetos patrimolializados e fiz algumas propostas quanto esta formação de memória sobre a moda e o design: “Objetos de moda: uma proposta de expansão de suas memórias”.

ModaCamp 2015 – IED São Paulo

11951393_10154236976024041_3161662070105814193_n1-304x375Nos dias 1 e 2 de setembro aconteceu o ModaCamp 2015, evento promovido pelo Instituto Europeu di Design de São Paulo, que reúne profissionais das mais diversas áreas da moda. Para falar sobre MODA & TECNOLOGIA diversos grupos de discussão foram articulados. Um dos grupos, coordenado por Márcia Merlo – coordenadora do Moda Documenta, diretora científica do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, fundadora do Museu da Indumentária e da Moda e professora do IED São Paulo – debateu sobre a questão “Como preservar o passado no futuro?”. 

Junto dos convidados Heloísa Dallari – arquiteta, professora de História da Arte e da Arquitetura, palestrante e consultora de Design de Interiores – e Millard Schisler – fotógrafo, editor e especialista em preservação digital – eu participei com o debate que compartilho aqui: vídeo ModaCamp 2015.

Para esta 5º edição o ModaCamp contou com as parcerias da PeclersParis – fashioning the future e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT)

Karl Lagerfeld. Modemethode.

28 Março – 13 Setembro 2015  | Bonn – Alemanha | BUNDESKUNSTHALLE                       Art and Exhibition Hall of the Federal Republic of Germany

exhibition - LagerfeldEsta exposição se dedica em apresentar as diferentes facetas do percurso de Karl Lagerfeld como fashion designer, ou melhor, um dos mais renomados designer do mundo.

O percurso expositivo inicia com a transposição do espaço de trabalho do designer, mesa, lápis, esboços, livros e outros diversos materiais de trabalho.

Screenshot 2015-05-21 11.26.08

imagem extraída do vídeo: https://vimeo.com/123722087

Antes de ser conduzido pelas obras, o visitante é isolado junto do pensamento de Lagerfeld sobre a moda: “I like fashion to be part of daily life”.

A sequência expositiva está dividida pelas marcas Fendi, Chloé, Lagerfeld, Chanel. Sendo que para a última estão destacados os temas: evolução do tailleur, vestido como uniforme, reinvenção do tweed e século XVIII. Além das roupas também é dado destaque para alguns acessórios, tal como bolsas, sapatos e botões.

No fim do percurso o visitante entra em um mundo mágico concebido pela arte de transformar papel em ilusão e neste espaço estão obras de alta costura e vestidos conceituais. A escolha pelo papel como objeto cênico já faz parte das apresentações do designer e como ele diz essa relação é primária, pois “preciso sempre sentir o papel nos meus dedos para que eu poça me expressar”, “eu sou um louco por papel”.

Screenshot 2015-05-21 11.30.46

Efeito elaborado por Wanda Barcelona Papier, imagem extraída do vídeo sobre a exposição.

Veja o vídeo sobre a exposição com declarações de Rein Wolfs (diretor do Bundeskunsthalle), Lady Amanda Harlech (curadora), Gerhard Seidl (designer de exposição), Christiane Arp (editora-chefe da Vogue Alemã), Suzy Menkes (editora internacional da Vogue).

Outras frases extraídas da edição especial da Revista vogue dedicada à exposição: Karl Lagerfeld. Modemethode. Bundeskunsthalle. (9 783958 290297). Agradecimento especial para Carmela Norogrando pelas traduções feitas da língua alemã.

“Eu sou um mal exemplo para estudantes. Do jeito que eu faço, hoje em dia não funciona. Então eles têm que encontrar o seu próprio caminho”. KL (Vogue, pág.15)

“Você tem que se questionar e manter aquilo que gosta. As alternativas, apenas as conhecem eu e o cesto de lixo”. KL (Vogue, pág.16)

“Alguns designers repetem trabalhos já feitos, sempre e de novo. Eles já estão se preparando para o Louvre”. KL (Vogue, pág.17)

“Não se trata de moda, mas de lembranças”. Carmen Lucini, responsável pela manequinagem da exposição (Vogue, pág.64)

20150403_162718      20150403_162848

PhD DESIGN

No dia 25 de março de 2015 uma grande parte do trabalho de investigação iniciado em 2010 foi concluída com a obtenção do grau de DOUTORA em DESIGN. Depois de muito trabalho permanece a satisfação com o resultado obtido e mais projetos para continuar o percurso da investigação sobre Moda, Museu, Patrimônio, Memória, Cultura.

A tese intitulada “EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS. A MODA POR NARRATIVAS, EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES” defende a inclusão aos registros patrimoniais da relação do corpo e da ação humana (projeta e emocional) diante dos objetos de design de moda. Afirma-se que a expansão da percepção do objeto para junto dos universos que os constituem e a vinculação de especificidades sobre estes dirigidas a profissionais são significativos para a construção de uma memória cultural propulsora de transformações e inovações em diferentes contextos. Como contributo direto para o Design, a abordagem empregada nesta tese (1) estabelece uma revisão do próprio conceito e registro da história do design na construção de uma memória patrimonial, (2) cumpri com a valorização da disciplina pela alteração de perspectiva: do objeto para o processo projetual, (3) estabelece como conceito primordial a construção de museu em rede por parcerias e disponibilização de informações em plataformas web a fim de alargar o acesso ao patrimônio e gerir a construção de conhecimento específico da área. Por estes motivos também consiste em um contributo para a Antropologia do Design, Museologia e para o conceito de uma nova museografia.

THESIS poster

Rafaela Norogrando – thesis:

MUSEUM EXHIBITION.                                                                                             FASHION FOR NARRATIVES, EXPERIENCES AND CONNECTIONS.

This study presents the patrimonial universe from the perspective of public accessibility to museological institutions through attendance of exhibitions and information disseminated on the web.
A diverse methodological strategy provides data, analyses and new results for the area of museology and the theory and history of fashion/design. This also includes direct contributions for reformulating the construction of cultural memory from the prospect of an intersection between material and immaterial human relationships with objects.

This thesis promotes the inclusion of patrimonial records and narratives of the relationship between the body and human action (projected and emotional) with regard to the objects of fashion design. The expansion of perception of the object among the universes that it constitutes and the inclusion of specific details about these objects – aimed at professionals – is significant for the construction of a cultural memory that promotes change and innovation in different contexts.

The research consisted of an exploratory qualitative study of 11 case studies in seven countries, with a sum of 18 exhibitions which were visited and analyzed through ethnographic methodology, using field notes, images, spreadsheet analysis and interviews with museum professionals. The websites of these institutions and others were also analysed, in order to verify the data relating to patrimonial collections. This aspect of the research used specific navigation methodology induced by the webdesign of each institution. The data was subsequently verified through spreadsheets, based on several authors. In addition to this recognition of the museum scenario and as unprecedented data resulting from the research, an inventory of fashion exhibitions from around the world was compiled, with a total of 459 cases between 2008 and 2014. This study was based on the work of Horley (2014), but with a much broader view of the universe in the global context. The diversity of the case studies was relevant in permitting the verification of different museographic practices and reflection on curating fashion objects, in light of the emotions linked to this universe. This concise analysis can be expanded to the universe of design as a whole, plus other manifestations of material culture.

 As a result, three devices were formulated for analyzing and recording the material culture of fashion design for the construction of knowledge (1) specific to the design area, (2) extended in consideration of human action, (3) accessible to the wider public, in particular within Lusophone countries (4) the construction of knowledge through verification of historical narratives of the objects and the universe of fashion / design.

Conclusion

This thesis contributes directly to Design, in presenting a reformulation of the concept and recording of the history of Design, in addition to valuing the discipline by altering the focus from the object to the design process. Thus, this research contributes to Museology and to the concept of a new museography in web space, already associated with the recontextualization of the museological institution in virtual space.

This thesis advocates the construction of cultural memory through other expository and patrimonial narratives and records, which combine the material and the immaterial human relationships with fashion.

Fashion Exhibition | Exposições de MODA

Este ano foi lançado pela Yale University Press o livro de Judith Clark e Amy de la Haye: Exhibiting Fashion: Before and After 1971.

Exhibition FashionSegundo as autoras o ano de 1971 é um marco para a exposição de moda, porque foi neste ano que realizou-se a exposição Fashion: An Anthology by Cecil Beaton no Victoria and Albert Museum.

No final do livro há o contributo de Jeffrey Horsley o qual apresenta uma lista de exposições de 1971 a 2013 relacionadas ao tema da moda/traje. São excluídas aquelas relacionadas com figurino, cabelo, tatuagens (corpo como foco), ilustrações e fotografias de moda. Horsley deixa claro que seu inventário é incompleto, mas nos apresenta um grande contributo para pesquisa.

Por acreditar que este trabalho é relevante e ao perceber que muito ainda pode ser feito, deixo aqui um registro, a partir de 2008, “mais completo” com a:

  • ampliação do escopo geográfico e institucional, a incluir 14 museus e um pouco mais de latinidade para uma visão mais globalizada;
  • atualização de dados referentes ao ano de 2013, o que aumentou em cinco vezes o número de exposições apresentadas por Horsley;
  • inclusão do ano de 2014.

A ordem é cronológica conforme a data de lançamento das exposições, quando esta informação detalhada não foi possível, padronizou-se a apresentação no inicio da lista do ano correspondente ao evento.

2014

  1. Uma coleção coMnexo: o papel do doador. (A collection with nexus: the role of the donor). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2014.
  2.  Sete Pecados Mortais (Seven Deadly Sins). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2014.
  3.  Wise Generation. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2014.
  4.  Student Fashion. Power House Museum, Sydney, Australia, 2014-31/08/2014.
  5.  Clothes Encounters. Power House Museum, Sydney, Australia, 2014-31/01/2015.
  6.  22 Anos de Design da FAUL (22 Years of Design at FAUL). Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 24/01/2014-23/03/2014.
  7.  GEORGIANS: Dress for polite society. Fashion Museum, Bath, UK, 25/01/2014 – 01/01/2015.
  8.  Ossie Clark, a British fashion genius, 1967-1977. Manchester Art Gallery, Manchester, UK, 30/01-20/07/2014.
  9.  La camicia bianca secondo me. Gianfranco Ferrè (The white shirt according to me. Gianfranco Ferrè). Museo del Tessuto, Prato, IT, 1/2/2014-29/6/2014.
  10.  BLISS: 19th-Century Wedding Gowns from The Helen Larson Historic Fashion Collection. FIDM, Los Angeles, USA, 11/02/2014-14/06/2014.
  11.  The Chanel Legend. Draiflessen Collection, Mettingen no MK&G, Hamburg, DE, 28 February until 18 May 2014.
  12.  Dries Van Noten – Inspirations. Les Arts Décoratifs, Paris, FR, 01/03-31/08/2014.
  13.  Collectie 02(5) – 25 jaar Modemuseum Hasselt (Collection 02(5) – 25 Years Modemuseum Hasselt). Modemuseum, Hasselt, BE, 01/03-14/09/2014.
  14.  Vidas a puntadas. MT-CIPE, Madrid, ES, 6/03-18/05/2014.
  15.  Birds of paradise. Plumes & feathers in fashion. MoMu, Antwerp, BE, 20/03-24/08/2014.
  16.  Hollywood Red Carpet. Phoenix Art Museum, Phoenix, USA, 26/03/2014-27/07/2014.
  17.  Ocupação Zuzu. (Zuzu Occupancy). Instituto Unibanco-Itaú Cultural. São Paulo, BR, 01/04-11/05/2014.
  18.  Pattes de velours… (Velvet Legs…). Musée de la Mode, Albi, FR, 1/04-28/12/2014.
  19.  Paris 1900, la ville spectacle. Palais Galliera + Petit Palais no Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris, PARIS, FR, 2/04-17/08/2014.
  20.  ORGANIA. Instalación del diseñador Ulises Mérida. MT-CIPE, Madrid, ES, 2-20/04/2014.
  21.  The Glamour of Italian Fashion 1945 – 2014.V&A, London, UK, 5/04-27/07/2014.
  22. The Fashion World of Jean Paul Gaultier From the Sidewalk to the Catwalk. Barbican Art Gallery, Londres, UK, 09/04-25/08/2014.
  23.  Wedding Dresses 1775 – 2014. V&A, London, UK, 3/05/2014-15/03/2015.
  24.  Fashioning the Intangible: The conceptual clothing of Ying Gao. TMC, Toronto, Canada, 07/05-01/09/2014.
  25.  Charles James: Beyond Fashion. MET, NY, USA, 08/05-10/08/2014.
  26.  Entangled: Fiber to Felt to Fashion. Kent State University Museum, Kent, USA, 08/05/2014-15/02/2015.
  27.  Fashion Detective. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 09/05/2014-31/08/2014.
  28.  España de Moda. MT-CIPE, Madrid, ES, 13/05-07/09/2014.
  29.  Elegancja-Francja. Z historii haute couture. (Elegancy – France. The History of Haute Couture). Central Museum of Textiles, Lodz, PL, 17/05-31/09/2014.
  30. Os iconoclastas anos 80 (The Iconoclasts of the 80’s). MUDE, Lisboa, PT, 22/05/2014-31/08/2014.
  31.  Meses de Diseño Emergente. (Emergent Design Months). MT-CIPE, Madrid, ES, 27/05-13/07/2014.
  32.  A History of Lingerie. MFIT, NY, USA, 03/06-15/11/2014.
  33.  MADE IN MEXICO The Rebozo in Art, Culture & Fashion. FTM, London, UK, 6/06 – 31/08/2014.
  34.  Inside Out. Insights into Fashion. MK&G, Hambour, DE, 07/06-10/2014.
  35.  FASHION, THE MUSICAL. CentraalMuseum, Utrecht, Nederlands,7/06/2014-30/11/2014.
  36. Fashion Victims: The Pleasures and Perils of Dress in the 19th Century. Bata Shoe Museum, CA, 18/06/2014…
  37.  Les Ánnees 50. La Mode en France, 1947-1957. (The 50s. Fashion in France, 1947-1957). Palais Galliera, Paris, FR, 12/07-2/11/2014.
  38.  The Great War in Costume: Family & Fashion on the Home Front. Fashion Museum, Bath, UK, 19/07-31/08/2014.
  39.  The great war: women and fashion in a world at war. Kent State University Museum, Kent, USA, 24/07/2014-05/07/2015.
  40.  Dance & Fashion. MFIT, NY, USA, 13/09/2014-03/01/2015.
  41.  KNITWEAR Chanel to Westwood. FTM, London, UK, 19/09/2014-18/01/2015.
  42.  A fine possession: jewellery and identity.
 Power House Museum, Sydney, Australia, 20/09/2014…
  43.  DRIES VAN NOTEN. Inspirations. MoMu, Antwerp, BE, 04/10/2014-22/02/2015.
  44.  The Fashion World of Jean Paul Gaultier. From the Sidewalk to the Catwalk. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 17/10/2014-08/02/2015.
  45.  EL CUERPO VESTIDO. Siluetas y moda (1550-2014). (DRESSIG THE BODY: Silhouettes and Fashion (1550-2014)). DHUB-MTI, Barcelona, ES, 12/2014 (reinauguração).
  46.  BORO. The Fabric of Life. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 16/10/2014-28/02/2015.

 

2013

  1. Coleções em Diálogo. José António Tenente, White Tent e Vitor. (Collections in Dialogue. José António Tenente, White Tent e Vitor). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2013.
  2. Lisbon. Built & Wearable. Exposição de alunos do curso Modelista de Vestuário da Escola Modatex. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2013.
  3. Marilyn. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2013.
  4. Alexander McQueen. Inspirations. MK&G, Hamburg, DE, até 14/04/2013.
  5. Collected in the Field: Shoemaking Traditions From Around the World. Bata Shoe Museum, Toronto, Canada, 18/01/2013-2014.
  6. Axelle Red – Fashion Victim. Modemuseum, Hasselt, BE, 26/01-02/06/2013.
  7. Yves Saint Laurent a visionary. Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent no ING Cultural Centre, Brussels,
 30/01- 12/05/2013. YSL é o estilista mais explorado como tema de exposições de moda, nos últimos 7 anos ou 42 anos!!
  8. Fifty Fabulous Frocks. Fashion Museum, Bath, UK, 02/02/2013.
  9. Knitted Elegance: Creative Fashion Since the 1950s. Platt Hall (Manchester Art Gallery), Manchester, UK, 07/02-02/06/2013.
  10. Shoe Obsession. MFIT, NY, USA, 08/02-13/04/2013.
  11. A Century of Cotton: Selections from The Helen Larson Historic Fashion Collection, 1800–1900. FIDM, Los Angeles, USA, 12/02- 13/07/2013.
  12. Fashion – Medium – Materials. Appealing Objects by Stephan Hann. Museum at Market Square (Badisches Landesmuseum) Karlsruhe, DE, 23/02–09/06/2013.
  13. La moda imposible. (The impossible fashion) MT-CIPE, Madrid, ES, Moda de vanguardia en el Museo del Traje (1960-2010). 27/02-30/062013.
  14. Paris Haute Couture. Musée Galliera at l’Hôtel de Ville, Paris, FR, 02/03-06/07/2013.
  15. Digital Print Fashion. Phoenix Art Museum, Phoenix, USA, 2/03/2013-14/07/2013.
  16. Making it: 20 Years of Student Fashion. Power House Museum, Sydney, Australia, 08/03/2013-07/10/2013.
  17. Couture in Colours: Silk and Prints from the Abraham Archive. MoMu, Antwerp, BE, 13/03-11/08/2013.
  18. Dior and Yamamoto: The New Look. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 16/03-28/07/2013.
  19. Mémoires de Modes – Les Donateurs. (Fashion Memories – The Donors) Musée de la Mode, Albi, FR,2/04-29/12/2013.
  20. The Amazin shoemaker. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 19/04/2013-2015.
  21. Di Marino Haute couture. Musée Suisse de la Mode, Yverdon-les-Bains, CHE,
25/04-17/11/2013.
  22. Out of the Box: The Rise of Sneaker Culture. Bata Shoe Museum, Toronto, CAnada, 25/04/2013–1/06/2014.
  23. Majestic African Textiles. Indianapolis Museum of Art, Indianapolis, USA, 3/05/2013-2/03/2014.
  24. Punk: Chaos to Couture. MET, NY, USA, 09/05-14/08/2013.
  25. Meses de diseño emergente. MT-CIPE, Madrid, ES, 14/05-14/06/2013.
  26. Christian Dior: Designer in Focus. Platt Hall (MAG), Manchester, UK, 07/06/2013-12/01/2014.
  27. MODA. Made in Italy. Modemuseum, Hasselt, BE, 20/06/2013 -08/02/2014.
  28. Pretty Pleats. Kent State University Museum, Kent, USA, 28/06/2013-29/06/2014.
  29. Fashion Rules. Kensington Palace, London, UK, 04/07/2013-04/07/2015.
  30. La Mécanique des Dessous: Une Histoire Indiscrète de la Silhouette (Engineered Underwear: A Revealing History of the Silhouette). Les Arts Décoratifs, Paris, FR, 05/07-24/11/2013.
  31. Club to Catwalk: London Fashion in the 1980s. V&A, London, Uk, 10/07/2013-16/02/2014.
  32. Zandra Rhodes: Unseen. FTM, London, UK, 12/07/2013-31/08/2013.
  33. LAURA ASHLEY: The Romantic Heroine. Fashion Museum, Bath, UK,
13/07- 26/08/2013.
  34. Pisando metas. Historia del calzado deportivo. MT-CIPE, Madrid, ES, 18/07-22/09/2013.
  35. Gatsby’s Women: 1920s Evening Dress from The Helen Larson Historic Fashion Collection. FIDM, Los Angeles, USA, 27/07-19/10/2013.
  36. A Queer History of Fashion: From the Cleset to the Catwalk. MFIT, NY, USA, 13/09/2013-04/01/2014.
  37. The Cape. Phoenix Art Museum, Phoenix, USA, 15/09/2013-9/02/2014.
  38. Farandole: Perspectives on Western Canadian Metis Culture. TMC, Toronto, CA, 18/09-17/10/2013.
  39. The Glamour of Bellville Sassoon. FTM, London, UK, 20/09/2013–11/01/2014.
  40. The WOW Factor: 25 years in the making. Te Papa, Wellingnton, NZ, 24/08/2013- 17/08/2014.
  41. Shifting Paradigms: Fashion + Technology. Kent State University Museum, Kent, USA, 26/09/2013-31/08/2014.
  42. Alaïa. Musée Galliera, Paris FR, 28/09/2013-26/01/2014.
  43. Le Chic d’une Parisienne de la Belle Epoque aux Années 30. Palais Galliera at Musée Carnavalet, Paris, FR, 17/10/2013-16/03/2014.
  44. Felipe Oliveira Baptista. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT,17/10/2013-30/03/2014.
  45. ARRRGH! Monsters in Fashion. Centraal Museum, Utrecht, Nederlands, 19/10/2013-19/01/2014.
  46. Modern Love: Fashion visionaries from the FIDM Museum. FIDM, Los Angeles, USA, 26/10/2013-02/02/2014.
  47. Donne protagoniste nel Novecento (Twentieth-century women protagonists). Palazzo Pitti, Florença, IT,12/11/2013-…
  48. Manuel Piña, diseñador de moda (1944-1994) (Manuel Piña, Fashion designer (1944-1994)). MT-CIPE, Madrid, ES, 15/11/2013-30/03/2014.
  49. Hello, my name is Paul Smith. Design Museum, London, UK, 15/11/2013-22/06/2014.
  50. Isabella Blow: Fashion Galore! Somerset House, London, UK, 20/11/2013 – 2/03/2014.
  51. Vestir las joyas. Modas y modelos. MT-CIPE, Madrid, ES, 20/11/2013-7/09/2014.
  52. Il cappello tra arte e stravaganza (Hats between art and extravaganza). Palazzo Pitti, Florença, IT,03/12/2013-08/06/2014.
  53. Vintage. L’irresistibile fascino del vissuto. Museo del Tessuto, Prato, IT, 8/12/2012-30/5/2013.

 

2012

  1. Pele sobre Pele. (Skin on Skin). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2012.
  2. 7 trajes para Inês, 7 trajes para Pedro. (7 clothes for Inês, 7 clothes for Pedro). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2012.
  3. SECRET ARCHIVES. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2012.
  4. Buffalo. Fashion Museum, Bath, UK, 2012.
  5. Faith, Fashion, Fusion: Muslim Women’s Style in Australia. Power House Museum, Sydney, Australia, 2012.
  6. Glamour. Fashiom Museum, Bath, UK, 2012.
  7. WAS DA IST. Recycling-design der kairos-preisträgerin katell gélébart. (WHAT’S THERE. Recycling design of Kairos-Prize winner Gélébart Katell). MK&G, Hamburg, DE, até 06/05/2012.
  8. Helena Hörstedt: The Black Whole. Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 04/01-11/11/2012.
  9. Linda Jackson: Bush Couture. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 26/01-09/09/2012.
  10. Madrid Fashion Show. Primavera / Verano. MT-CIPE, Madrid, ES, 31/01-19/02/2012.
  11. Sport and Fashion. Fashion Museum, Bath, UK, 04/02/2012-2013.
  12. IMPACT: 50 Years of the CFDA (Council of Fashion Designers of America). MFIT, NY, USA, 10/02-17/04/2012.
  13. The Total Look: The Creative Collaboration Between Rudi Gernreich, Peggy Moffitt and William Claxton. Museum of Contemporary Art Pacific Design Centre, Los Angeles, USA, 27/02-27/05/2012.
  14. Louis Vuitton / Marc Jacobs. Les Arts Décoratifs, Paris FR, 09/03-16/09/2012.
  15. Diana Vreeland After Diana Vreeland. Museo Fortuny, Venice, IT, 10/03-26/06/2012.
  16. Living Fashion: Women’s Daily Wear 1750-1950 from the Jacoba de Jong Collection. MoMu, Antwerp, BE, 21/03-12/08/2012.
  17. The Game of Court. Kensington Palace, London, UK, 26/03/2012.
  18. Victoria Revealed. Kensington Palace, London, UK, 26/03/2012.
  19. Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és (Tell me what you like… and I’ll tell you who you are). Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 30/03/2012-10/06/2012.
  20. Nijntje in de Mode (Miffy in Fashion). Centraal Museum, Utrecht, The Nederlands, 01/04/2012-22/01/2013.
  21. Comme des Garçons: White Drama. Musée Galliera at Les Docks, Paris, FR, 13/04-28/10/2012.
  22. Cristobal Balenciaga: Collectionneur de Mode (Cristobal Balenciaga: Fashion Collector). Musée Galliera at Les Docks, Paris, FR, 13/04-28/10/2012.
  23. Le cravatte impossibili del Professore (The Professor’s Impossible Ties). Palazzo Pitti, Florença, IT,17/04/2012-0/06/2012.
  24. Roger Vivier: Process to Perfection. Bata Shoe Museum, Toronto, Canada 05/2012-04/2013.
  25. Chrsitian Louboutin. Design Museum, London, UK, 01/05-09/06/2012.
  26. The Sea. FDG, Phoenix, USA, 3/05-15/07/2012.
  27. An American Legacy: Norell, Blass, Halston and Sprouse. Indianapolis Museum of Art, Indianapolis, USA, 04/05/2012-27/01/2013.
  28. Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations. MET, NY, USA, 10/05-19/08/2012.
  29. De Pied en Cap. Musée de la Mode, Albi, FR, 10/05-30/12/2012.
  30. Ballgowns: British Glamour Since 1950. V&A, London, UK, 19/05/2012-06/01/2013.
  31. Fashion. Room 40, V&A, London, UK. 19/05/2012-…
  32. Fashion A-Z Part 2. MFIT, NY, USA, 23/05-10/11/2012.
  33. Gueule d’Ange 
Collection Haute Couture. Musée Suisse de la Mode, Yverdon-les-Bains, CHE, 07/06-02/09/2012.
  34. Marilyn. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 20/06/2012-28/01/2013.
  35. De 20ste Eeuw Aangekleed’- Vrouwenmode in de eeuw van de ontwerper (Dressing the 20th Century. Women’s Fashion in the Designer Era). Modemuseum, Hasselt, BE, 23/06/2012-06/01/2013.
  36. Fashion Timeline. Kent State University Museum, Kent, USA, 29/06/2012-28/06/2015.
  37. A Vision of Fashion: from the early 20th century to the present day. KCI at the contemporary Art Museum, Kumamoto, JP, 25/06-08/10/2012.
  38. Pop! Design Culture Fashion. FTM, London, UK, 06/07-27/12/2012.
  39. 15 años sin Gianni. Homenaje a Gianni Versace (15 Years without Gianni. Tribute to Gianni Versace). MT-CIPE, Madrid, ES, 13/07-28/10/2012.
  40. Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias. (Fashion in Brazil: contemporary creators and memories). Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alves Penteado, São Paulo, BR, 12/08-30/09/2012.
  41. Ivy Style. MFIT, NY, USA, 14/09/2012-05/01/2013.
  42. Modern Spirit: Fashion of the 1920s. FDG, Phoenix, USA, 22/09/2012-10/02/2013.
  43. Uniformity: Cracking the Dress Code. Te Papa, Wellington, New Zealand, 27/09/2012-15/09/2013.
  44. Madrid Fashion Show. Otoño / Invierno. MT-CIPE, Madrid, ES, 18/09-14/10/2012.
  45. Undress: Shaping Fashion and Private Life. Kent State University Museum, Kent, USA, 28/09/2012-01/09/2013.
  46. Chloé. Attitudes. Plais de Tokyo, Paris, FR, 29/09-18/11/2012.
  47. Rejina Pyo: Structural Mode. Museum Bijmans Van Beuningen, Rotterdam, The Netherlands, 29/09/2012-20/01/2013.
  48. Proportion Distortion. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 06/10-11/11/2012.
  49. Ronaldus Shamask: Form, Fashion, Reflection. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 06/10/2012-10/03/2013.
  50. Hartnell to Amies: Couture by Royal Appointment. FTM, London, UK, 16/10/2012-23/02/2013.
  51. Trajes de baño y exposición corporal. Una historia alternativa del s. XX. MT-CIPE, Madrid, ES, 19/10/2012-13/012013.
  52. Valentino: Master of Couture. Somerset House, London, UK, 29/10(2012-03/03/2013.
  53. Shoemaking. Bata Shoe Museum, Toronto, CA, 11/2012.
  54. Ballet and Fashion. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 03/11/2012-19/05/2013.
  55. A Century of Millienery Style. FIDM, Los Angeles, USA, 09/11-20/12/2012.
  56. RIPPED: Expressions from the Underground. FIDM, Los Angeles, USA, 09/11-22/12/2012.
  57. Anni Trenta, “La porti un bacione a Firenze”. Museo Salvatore Ferragamo at the central national library, Florence, IT, 11/2012-10/01/2013.
  58. TalentosDesign 12. MT-CIPE, Madrid, ES, 15/11-9/12/2012.
  59. Fandemonium. Kent State University Museum, Kent, USA, 16/11/2012-06/10/2013.
  60. Patrimoine glamour. Musée Suisse de la Mode no Salon des Antiquaires, Expo Beaulieu Lausanne, CHE, 
17-25/11/2012.
  61. Com esta voz me visto. O Fado e a Moda (I wear my voice on my sleeve. Fado and Fashion). Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT,23/11/2012-28/04/2013
  62. Blue Jeans. Centraal Museum, Utrecht, The Nederlands, 24/11/2012-10/03/2013.
  63. Fanshion and Technology. MFIT, NY, USA, 04/12/2012-08/05/2013.
  64. Fashioning Fashion: Deux Siècles de Mode Européene 1700-1915 (Fashioning Fashion: Two Centuries of European Fashion 1700-1915). Les Arts DÉcoratifs, Paris, FR, 13/12/2012-14/04/2013.
  65. Bebés. Usos y costumbres sobre el nacimiento (Babies. Manners and customs of the birth). MT-CIPE, Madrid, ES, 12/2012-31/03/2013.

 

2011

  1. O Nosso Traje. (The our costume). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2011.
  2. Desfile no espaço e no tempo: exposição jovens criadores EML. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2011.
  3. Salvatore Ferragamo: Inspiration and Vision. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2011.
  4. Japanisches Modedesign. Körperhüllen von Kenzo bis Yamamoto. (Japanese Fashion Design. Body cover by Kenzo to Yamamoto.) MK&G, Hamburg, DE, até 30/10/2011.
  5. Behind the Scenes at the Fashion Museum. Fashion Museum , Bath, UK, 2011-2013.
  6. Guldknappen 1981-2011. Nordiska Museet, Stolkholm, Sweden, 2011-2012.
  7. Män I Baddräkt (Men in Bathing Suit). Nordiska Museet, Stolkholm, Sweden, 2011.
  8. What Will She Wear? The Enduring Romance of the Wedding Dress. Fashion Museum, Bath, UK, 2011.
  9. The Peacock Male: Exuberance and Extremes in Masculine Dress. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 22/01-18/09/2011.
  10. Alter Nature: The Future That Never Was. Modemuseum, Hasselt, BE, 29/01/2011-5/06/2011.
  11. Collection Privee. Musée Suisse de la Mode, Yverdon-les-Bains, CHE,
18/02-12/06/2011.
  12. Fashion Independent: The Original Style of Ann Bonfrey Taylor. FDG, Phoenix, USA, 27/02-22/05/2011.
  13. Raíces andaluzas, divinas palabras. MT-CIPE, Madrid, ES, 1-13/03/2011.
  14. Rodarte: States of Master. Museum of Contemporary Art Pacific Design Centre, Los Angeles, USA, 4/03-05/06/2011.
  15. Saint Laurent Rive Gauche: La Révolucion de la Mode (Saint Laurent Rive Gauche: Fashion Revolution). Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, Paris, FR, 05/03-17/07/2011.
  16. Fashion Fringe at the Design Museum. Design Museum, London, UK, 09/03-15/05/2011.
  17. ¿Qué me pongo? El guardarropa de Maria Brillas por Pedro Rodríguez (What to Wear? Maria Brillas’ Wardrobe by Pedro Rodríguez).DHUB-MTI, Barcelona, ES, 10/03-28/08/2011.
  18. ManStyle. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 11/03-30/10/2011.
  19. Théâtre de la Mode. FDG, Phoenix, USA, 12/03-31/06/2011.
  20. Yohji Yamamoto. V&A, London, UK, 12/03-10/06/2011.
  21. Balenciaga and Spain. de Young Fine Arts Museum of San Francisco, San Francisco, USA, 16/03-04/07/2011.
  22. Roberto Capucci: art Into Fashion. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 16/03-14/08/2011.
  23. Unravel: Knitwear in Fashion. MoMu, Antwerp, BE, 16/03-14/08/2011.
  24. Madame Grès: La Couture à lOeuvre (Madame Grès: Couture at Work). Musée Galliera at the Musée Bourdelle, Paris, FR, 25/03-24/07/2011; Madame Grès: Sculptural Fashion, MoMu, Antwerp, BE, 12/09/2012-10/03/2013.
  25. Dianora Marandino: Fantasies in Colour. Galleria del Costume di Palazzo Pitti, Florence, IT, 26/03-15/05/2011.
  26. Mannequin: Fashion Modelling in the 1950s and 1960s. Como Historic House, Melbourne, Australia, 01/04-14/06/2011.
  27. Sustainable Fashion: Exploring the Paradox. Kent State University Museum, Kent, USA, 08/04/2011-18/03/2012.
  28. Homenaje a Pedro del Hierro. Color, belleza y tiempo. MT-CIPE, Madrid, ES, 12/04-8/05/2011.
  29. ‘My Way’ by Daniel von Weinberger.Modemuseum, Hasselt, BE, 15/04-05/06/2011.
  30. Material World. Indianapolis Museum of Art, Indianapolis, USA, 22/04/2011-05/02/2012.
  31. Volver a los 80 Segunda Parte. (Back to 80s. Part II). Museo de la Moda, Santiago, CL, 28/04/2011-30/12/2012.
  32. Reconstruction: Cultural Heritage and the Making of Contemporary Fashion. The British Council at the Central State Museum, Almaty, Kaakhstan, 05/2011; Style.uz, Tashkent, Uzbekistan, 10/2011; National Museum of Bangladesh, Dhaka, Bangladesh, 01-02/2012; Indus Valley School of Art and Architecture, Karachi, Pakistan, 03/2012; Lahore Museum, Lahore, Pakistan, 03/2012; Artplay, Moscow, Russia, 04-05/2012; National Museum of Georgia, Tblisi, Georgia, 04-05/2012.
  33. Único e Múltiplo, 2 Séculos de Design. (Unique and Multiple, 2 Centuries of Design). Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 01/05/2011-30/03/2014.
  34. Alexander McQueen: Savage Beauty. MET, NY, USA, 04/05-07/08/2011; V&A, primavera de 2015.
  35. Joyce Ridings: A Retrospective. Platt Hall, Manchester, England, 11/05-03/09/2011.
  36. Basaldua, el traje de novia. MT-CIPE, Madrid, ES, 12/05-5/09/2011.
  37. Tommy Nutter: Rebel on the Row. FTM, London, UK, 20/05-22/10/2011.
  38. The Sporting Life. MFIT. NY,USA, 25/05-05/11/2011.
  39. Cocktail: Mode ur Museets Samlingar (Cocktail: Fashions from the Museum Collection). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 14/06/2011-22/01/2012.
  40. The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk. The Montreal Museum of Fine Arts, Montreal, Canada, 17/06-02/10/2011; Dallas Museum of Art, Dallas, USA, 13/11/2011-12/02/2012; de Young Museum, San Francisco, USA, 24/03-19/08/2012; Fundacion MAPFRE, Madrid, ES, 26/09-18/11/2012; Kunsthal Rotterdam, Rotterdam, The Netherlands, 09/02-13/05/2013.
  41. New Zealand in Vogue. Te Papa, Wellington, New Zealand, 24/06/2011-16/09/2012.
  42. Los ’80, Extravagantes y Glamorosos. Museo Nacional de la Historia del Traje, Buenos Aires, AR, 24/06/2011- 2012.
  43. Fashion Timeline. Kent State University Museum, Kent, USA, 29/06/2011.
  44. Het Nieuwe Ambacht – Iris van Herpen (The New Craftsmanship – Iris van Herpen). Centraal Museum, Utrecht, The Netherlands, 29/06-09/10/2011.
  45. Hussein Chalayan: Récits de Mode (Hussein Chalayan: Fashion Narratives) Les Arts Décoratifs, Paris, FR, 05/07-11/12/2011.
  46. Le 18e au Goût du Jour (The Eighteenth Century Back in Fashion). Musée Galliera at the Grand Trianon, Domaine National du Château de Versailles, FR, 08/07-09/10/2011.
  47. The White Wedding Dress: 200 Years of Wedding Fashion. Bendigo Art Gallery, Bendigo, Australia, 01/08-06/11/2011.
  48. Peter Jensen’s Muses. Designmuseum Danmark, Copenhagen, Denmark, 05/08-30/10/2011.
  49. Fabulous! Ten Years of FIDM Museum Acquisitions. FIDM; Los Angeles, USA, 13/09-17/12/2011.
  50. Walter Van Beirendonk: Dream the World Awake. MoMu, Antwerp, BE, 14/09/2011-19/02/2012.
  51. Yves Saint Laurent: Designer in Focus. Plat Hall, Manchester, UK, 14/09-31/12/2011.
  52. Daphne Guinness, MFIT, NY, USA, 16/09/2011-07/01/2012.
  53. Giorgio di Sant’Angelo. FDG, Phoenix, USA, 17/09/2011-12/02/2012.
  54. Madrid Fashion Show Diseñadores. MT-CIPE, Madrid, ES, 20/09-16/10/2012.
  55. Covers på Cocktail (Covers on Cocktail). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 27/09-16/10/2011.
  56. On the Home Front: Civil War Fashions and Domestic Life. Kent State University Museum, Kent, USA, 30/09/2011-26/08/2012.
  57. Morte ao Design! Viva o Design! O objeto em reflexão, 1980-2000. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 02/10/2011-15/01/2012
  58. KUKAS – Uma nuvem que desaba em chuva. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 14/10/2011 > 19/02/2012
  59. Homenaje a Elio Berhanyer. MT-CIPE, Madrid, ES, 18/10-20/11/2011.
  60. Henrik Vibskov: Torsten och Wanja Söderbergs Pris år 2011 (Henrik Vibskov: The Torsten & Wanja Söderbergs Prize, 2011). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 05/11/2011-26/02/2012.
  61. A Day at the Beach. Kent State University Museum, Kent, USA, 18/11/2011-28/10/2012.
  62. Catwalk to Cover: A Front Row Seat. FTM, London, UK, 18/11/2011-25/02/2012.
  63. Fashion A-Z Part I. MFIT, NY, USA, 29/11/2011-08/05/2012.
  64. Unveiled: 200 Years of Wedding Fashion. Te Papa, Wellington, New Zealand, 17/12/2011-22/04/2012.

 

2010 (em 43 anos este foi o ano com mais exposições de moda!!)

  1. O Traje em Portugal. do século XVIII à contemporaneidade. (The Costume in Portugal. Eighteenth Century to the contemporary). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2010.
  2. La tradición en el espejo: pervivencia de elementos históricos en la indumentaria popular española. (The tradition in the mirror: survival of historical elements in popular Spanish clothing). Museo del Traje-CIPE, Madrid, ES, 2010.
  3. New biennial exhibition. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2010.
  4. Greta Garbo. The Mystery of Style. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2010.
  5. “A regola d’arte”. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2010.
  6. Dandyn (Dandy). Nordiska Museet, Stolkholm, Sweden, 2010-2011.
  7. Fashion Museum Top Trends. Fashion Museum, Bath, UK, 2010.
  8. Frock Stars: Inside Australian Fashion Week. Powerhouse Museum, Sydney, Australia, 2010.
  9. Helmut Lang. Fashion Museum, Bath, UK, 2010.
  10. Marie Claire: 15 Years of Australian Fashion. Powerhouse Museum, Sydney, Australia, 2010.
  11. Modemarkt: 330 Ar av Kläder (The Power of Fashion: 300 Years of Clothing). Nordiska Museet, Stolkholm, Sweden, 2010.
  12. The 80s are Black. Powerhouse Museum, Sydney, Australia, 2010.
  13. 30 Years of Pineapple by Debbie Moore. FTM, London, UK, 18/01-24/02/2010.
  14. Stavropoulos. Kent State University Museum, Kent, USA, 22/01-05/09/2010.
  15. Mister Crochet (Stéphane Martello). Modemuseum, Hasselt, BE, 23/01/2010-07/03/2010
  16. Ausencias vestidas & reflejos desnudos. A Federico García Lorca. MT-CIPE, Madrid, ES, 28/01-25/04/2010.
  17. The Last Maharajas. Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, Paris, FR, 10/02-09/05/2010.
  18. Inspiraciones. Mariano Fortuny. MT-CIPE, Madrid, ES, 10/02-27/06/2010.
  19. Stof tot Nadenken – Alexander van Slobe (Fashion for Thought – Alexander van Slobe). Centraal Museum, Utrecht, The Netherlands, 13/02-16/05/2010.
  20. Socks: Between You and Your Feet. Bata Shoe Museum, Toronto, CA, 02/2010.
  21. The Powere of fashion is strong. 300 years of clothing. Nordiska Museet, Stockholm, Sweden, 26/02/2010-31/03/2015.
  22. UltraMegaLore – Fashion Icon. Modemuseum, Hasselt, BE, 03/2010-06/2010.
  23. Kent State University Museum: Celebrating 25 Years. Kent State University Museum, Kent, USA, 11/03/2010-13/02/2011.
  24. Yves Saint Laurent: Retrospective. Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, Paris, FR, 11/03-29/08/2010; MAPFRE Fondation, Madrid, ES, 5/10/2011-08/01/2012; Denver Art Museum, Denver, USA, 25/03-08/07/2012.
  25. Grace Kelly: Style Icon. V&A, London, UK, 17/03-26/09/2010; toured by the British Council to Style.uz, Tashkent, Uzbekistan, 10/2010; Bendigo Art Gallery, Bendigo, Australia, 11/03-17/06/2012.
  26. Black: Masters of Black in Fashion & Costume. MoMu, Antwerp, BE, 25/03-08/08/2010.
  27. The Enchanted Palace. Kensington Palace, Londo, UK, 26/03/2010-01/2012.
  28. Frock stars: Inside Australian Fashion Week. Power House Museum, Sydney, Australia, 04/2010-17/10/2010; Western Australian Museum, Perth, Australia, 02/11/2013 – 27/01/2014.
  29. Roaring Twenties: Heels, Hemlines and High Spirits. Bata Shoe Museum, Toronto, CA, 04/2010-10/2012.
  30. Histoire Idéale de la Mode Contemporaine Volume 1: 70-80 (An Ideal History of Contemporary Fashion Volume 1: 70s-80s). Les Art Decoratifs, Paris, FR, 01/04-10/10/2010.
  31. Body Unbound: Contemporary Couture from Indianapolis Museum of Art’s Collection. Indianapolis Museum of Art, Indianapolis, USA, 10/04-30/06/2010.
  32. Just Married. Musée Suisse de la Mode. Yverdon-les-Bains, CHE, 16/04/2010-09/01/2011.
  33. Made in India: Indian Textiles, Global Markets. Kent State University Museum, Kent, USA, 21/04/2010-20/03/2012.
  34. A Concise Dictionary of Dress. V&A, London, UK, 28/04-27/06/2010.
  35. Trajes de sombras. (Costumes of shadows). MT-CIPE, Madrid, ES, 30/04-25/07/2010.
  36. American Woman: Fashioning a National Identity. MET, NY, USA, 05/05-15/08/2010.
  37. Arte de luces. Influencias artísticas en los vestidos de torear. (Light Art. Artistic influences on dresses bullfighting). MT-CIPE, Madrid, ES, 14/05-19/09/2010.
  38. Eco Fashion: Going Green. MFIT, NY, USA, 26/05-26/11/2010.
  39. Autralian Made: 100 Years of Fashion. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 28/05/2010-23/01/2011.
  40. Devout/Divine – Fashion vs. Religion. Modemuseum, Hasselt, BE, 06/2010-01/2011.
  41. Yves Saint Laurent: Archive of Creation 1962-2002. Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent at IMEC, Saint Germaine la Blanche Herbe, FR, 08/06-31/10/2010.
  42. Walk on the Wild Side: Margit Brandt Modedesign 1965-1980. Designmuseum Danmark, Copenhagen, Denmark, 11/06-19/09/2010.
  43. Basso and Brooke. Design Museum, London, UK, 16/06-08/09/2010.
  44. Volver a los 80 Primera parte. (Back to 80s, Part I). Museo de la Moda, Santiago, CL, 16/06/2010-13/03/2011.
  45. Kronprinsessa, Drottning, Kronbrud och Bröllop 2010 (Crown Princess, Queen, Bridal Crown and Wedding 2010). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 16/06-12/09/2010.
  46. Horrockses Fashions: Off the Peg Style in the 40s and 50s. FTM, London, UK, 09/07-28/10/2010.
  47. La Edad de Oro de la Alta Costura. MT-CIPE, Madrid, ES, 16/07-28/11/2010.
  48. The Diana Dresses. Fashion Museum, Bath, UK,17/07/2010-09/01/2011.
  49. Lá vai ela formosa e segura. Scooters da Coleção de João Seixas. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 23/07/2010-24/10/2010.
  50. Lace in Fashion. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 23/07/2010-23/01/2011.
  51. Valentino: Past, Present, Future. Les Art Decoratifs at the Queensland Gallery of Modern Art, Brisbane, Australia, 07/08-14/11/2010; Singapore 22/12/2010-14/04/2011.
  52. Katja of Sweden and Marimekko. Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 23/08-08/11/2010.
  53. Stephen Jones & The Accent of Fashion. MoMu, Antwerp, BE, 08/09/2010-13/02/2011.
  54. Leyendas del cine y la música. Museo de la Moda, Santiago, CL, 09-16/09/2010.
  55. Notorious & Notable: Twentieth Century Women of Style. Museum of the City of New York, NY, USA, 14/08/2010-02/01/2011.
  56. Enriching Fashion: An Eye for Detail. Te Papa, Wellington, New Zealand, 17/09/2010-17/06/2011.
  57. Japan Fashion Now. MFIT, NY; USA, 17/09/2010-08/01/2011.
  58. Scaasi: American Couturier. Museum Of Fine Arts, Boston, USA, 25/09/2010-19/06/2011.
  59. Shoes in Art – Art in Shoes. Bata Shoe Museum, Toronto, CA, 10/2010-04/2011.
  60. Tailoring Philadelphia: Tradition and Innovation in Menswear. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 2/10/2010-16/10/2011.
  61. Matthew Williamson. Somerset House, London, UK, 13/10/2010-30/01/2011.
  62. Future Beauty: 30 Years of Japonese Fashion. KCI at the Barbican Art Gallery, London, UK, 15/10/2010-06/02/2011; Haus der Kunst, Minich, DE, 04/03-19/06/2011; Museum of Contemporary Art, Tokyo, JP, 28/07-04/09/2012.
  63. H+F Fashion on the Edge: Mode als Vertrekpunt. Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam, The Netherlands, 16/10/2010-30/01/2011.
  64. Re-Designing History: The FIDM Museum Study Collections. FIDM, Los Angeles, USA, 20/10-17/12/2010.
  65. Bohusstickning (Bohus Knitting). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 06/11-06/12/2010.
  66. Creative Lab: Assinado por Tenente. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 22/10/2010-30/01/2011.
  67. Labores milenarias. Tejidos del Museo de Bordados de Corea. (Ancient work. Fabrics of Korean Embroidery Museum). MT-CIPE, Madrid, ES, 11/11/2010- 27/02/2011.
  68. Katharine Hepburn: Dressed for Stage and Screen. Kent State University Museum, Kent, USA, 19/11/2010-04/09/2011.
  69. New and Noteworthy: Recent Acquisitions to the Collection. Kent State University Museum, Kent, USA, 19/11/2010-09/10/2011.
  70. The Design of Timney-Fowler. FTM, London, UK, 19/11/2010-25/04/2011.
  71. Les Années 1990-2000. Histoire Idéale de la Mode Contemporaine Volume II (1900-2000: An Ideal History of Contemporary Fashion Volume II). Les Arts Décoratifs, Paris, FR, 25/11/2010-08/05/2011.
  72. Yves Saint Laurent and Marocco. Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent at the Jardin Majorelle, Marrakech, Morocco, 27/11/2010-18/03/2011.
  73. His & Hers. MFIT, NY, USA, 30/11/2010-10/05/2011.
  74. Exotismo. La influencia de Oriente en Occidente en la Moda. Museo Nacional de la Hisotria del Traje, Buenos Aires, AR, 02/12/2010-15/11/2011.

 

2009

  1. Yves Saint Laurent nas colecções do Museu Nacional do Traje. (YSL at the MNT Collection). Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2009.
  2. Dimensões e Evoluções Trajecas. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2009.
  3. Australia behind the scenes. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2009.
  4. Creativity in Color. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2009.
  5. Contemporary Japonese Fashion: The Gene Sherman Collection. Powerhouse, Sydney, Australia, 2009.
  6. Dress of the Year. The Fashion Museum, Bath, England, 2009
  7. Fair Fashion. Nordiska Museet, Stockholm, Sweden, 2009
  8. Klänning av Papper (Papper Dress). Nordiska Museet, Stockholm, Sweden, 2009
  9. Hussein Chalayan: From Fashion and Black. Design Museum, London England, 22/01-17/05/2009.
  10. SuperStories. Modemuseum, Hasselt, BE, 02/2009- 05/2009.
  11. Taller Missoni, el arte del tejido en movimiento. MT-CIPE, Madrid, ES, 05/02/2009-5/04/2009.
  12. Swedish Fashion: Exploring a New Identity. FTM, London, England, 06/02-17/05/2009.
  13. Valentina: American Couture and the Cult of Celebrity. Museum of the City of New York, NY, USA, 14/02-17/05/2009.
  14. Medievalism: Fashion’s Romance with the Middle Ages. FDG, Phoenix, USA, 21/02-02/06/2009.
  15. Anne Damgard. Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 23/02-02/06/2009.
  16. Hats: An Anthology by Stephen Jones. V&A, London, England, 24/02-31/05/2009; Queensland Art Gallery, Brisbane, Australia, 27/03-27/06/2010.
  17. Les Marins Font la Mode (Sailors Inspire Fashion). Musée Nacional de la Marine, Paris, France, 24/02-26/07/2009.
  18. Michael Kors: Designs from the Wendy Zucherwise Ritter Collection. Kent State University Museum, Kent, USA, 26/02-8/11/2009.
  19. Bound for Glory: Cutting Edge Winter Sports Footwear. Bata Shoe Museum, Toronto, Canada, 03/2009-03/2010.
  20. Shaping Elegance: Robert Fritzlaff Collection. Como Historic House, Melbourn, Australia, 12/03-14/06/2009.
  21. Le Costume Populaire Russe. (Russian Folk Costume). Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, Paris, France, 18/03-23/08/2009.
  22. Maud Fredin Fredholm. Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 31/03-29/09/2009.
  23. Fashion in Bloom. Indianapolis Museum of Art, Indianapolis, USA, 4/04/2009-31/01/2010.
  24. Luxury in Fashion Reconsidered. KCI at the National Museum of Art, Kyoto, Japan, 11/04-24/05/2009; Museum of Contemporary Art, Tokyo, Japan, 31/10/2009-17/01/2010.
  25. Shopping in Paris: French Fashion 1850-1925. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 11/04-01/11/2009.
  26. Tacones de aguja. Fascinación y seducción. (Stilettos. Fascination and Seduction.) MT-CIPE, Madrid, ES, 8/05-30/08/2009.
  27. Model as Muse: Embodying Fashion. MET, NY, USA, 6/05-09/08/2009.
  28. Ante-Estreia – Flashes do MUDE. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 21/05/2009-28/05/2011.
  29. Persuasion. Fashion in the Age of Jane Austen. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia,22/05–08/112009.
  30. 100% siclo XX. MT-CIPE, Madrid, ES, 29/Maio/2009-3/Jan/2010.
  31. In Her Shoes. Modemuseum, Hasselt, BE, 30/05-09/11/2009.
  32. Yves Saint Laurent
Viagens Extraordinarias.Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent no Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro, BR, 01/06-20/06/2009.
  33. Vuokko – Finlands Modedrotting (Vuokko – the Fashion Qeen of Finland). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 02/06/2009-31/01/2010.
  34. Undercover: The Evolution of Underwear. FTM, London, UK, 12/06-27/09/2009.
  35. La Sardegna veste la moda. Galleria del Costume di Palazzo Pitti,, Florença, IT,17/06/2009-16/07/2009.
  36. Isabel Toledo: Fashion From the Inside Out. MFIT, NY, USA, 17/06-26/09/2009.
  37. Madeleine Vionnet: Puriste de la Mode (Madeleine Vionnet: Fashion Purist). Les Art Décoratifs, Paris, FR, 24/06/2009-31/01/2010.
  38. Fashion & Politics. MFIT, NY, USA, 7/07-7/11/2009.
  39. Esquire’s Singular Suit. Somerset House, London, UK, 31/07-31/08/2009.
  40. Easton Pearson. Gallery of Modern Art, Qeensland, Brisbane, Australia, 22/08-08/12/2009.
  41. Coco Chanel Forandrade Varlden (Coco Chanel Changed the World). Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 25/08/2009-02/2010.
  42. Inspiring Fashion: Gifts from Designers Honouring Tom Marotta. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 12/09/2009-06/09/2010.
  43. Delvaux: 180 Years of Belgian Luxury. MoMu, Antwerpen, BE, 17/09/2009-21/02/2010.
  44. SHOWstudio: Fashion Revolution. Someset House, London, England, 17/09-23/12/2009.
  45. LO STILE DELLO ZAR. Arte e moda tra Italia e Russia dal XIV al XVIII secolo. Museo del Tessuto, Prato, IT, 19/9/2009-10/1/2010.
  46. The Art of Fashion: Installing Allusions. Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam, The Netherlands, 19/09/2009-30/01/2010.
  47. Together Alone: Australian and New Zealand Fashion. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 30/09/2009-18/04/2010.
  48. Íconos de la Música II: Michael Jackson. Museo de la Moda, Santiago, CL, 01-20/10/2009.
  49. Creative Lab: Manuel Alves e José Manuel Gonçalves. Museu do Design e da Moda, Lisboa, PT, 02/Out/2009-03/Jan/2010
  50. Land Girls: Cinderellas of the Soil. Brighton Museum and Art Gallery, Brighton, UK, 03/10/2009-14/03/2010.
  51. High Style: Betsy Bloomingdale and the Haute Couture. FIDM, Los Angeles, USA, 21/10-13/12/2009.
  52. Foale & Tuffin: Made in England. FTM, London, UK, 23/10/2009-24/02/2010.
  53. Collectie#01 Historisch Overzicht 1750 – 2000. Modemuseum, Hasselt, BE, 11/2009-03/2010.
  54. On a Pedestal: From Renaissance Chopines to Baroque High Heels. Bata Shoe Museum, Toronto, CA, 11/2009-09/2010.
  55. American Beauty: Aesthetics and Innovation in Fashion. MFIT, NY, USA, 06/11/2009-10/04/2010.
  56. Geoffrey Beene: Trapeze. FDG, Phoenix, USA, 7/11/2009-7/03/2010.
  57. I Never Leave the House Withouth a Hat: The Savanna Vaughn Clark Collection. Kent State University Museum, Kent, USA, 19/11/2009-31/10/2010.
  58. Drape: Classical Mode to Contemporary Dress. National Gallery of Victoria, Melbourn, Australia, 02/12/2009-27/06/2010.
  59. Night & Day. MFIT, NY,USA, 03/12/2009-11/05/2010.
  60. 200 años. 3 momentos. Las argentinas y la moda. Museo Nacional de la Historia del Traje, Buenos Aires, AR, 5/12/2009.

2008

  1. Paixão de Tony Miranda. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2008.
  2. O traje como meio de comunicaçãointercultural. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2008.
  3. Alinhavos de uma profissão. Museu Nacional do Traje, Lisboa, PT, 2008.
  4. Chapéus 1950-60: colecção do Museu Nacional do Traje. (Hats 1950-60: Museo Nacional do Traje Collection). MNT, Lisboa, PT, 2008.
  5. Salvatore Ferragamo Evolving Legend 1928-2008. Museo Salvatore Ferragamo, Florença, IT, 2008.
  6. Icon Dressed: A Fashion Installation by Anette Mayer. Nordiska Musset, Stockholm, Sweden, 2008-2009.
  7. Looks. Mode 1750 – 1958. Modemuseum, Hasselt, BE, 01/2008- 08/2008.
  8. Simonetta. La prima donna della moda italiana (Simonetta: First Lady of Italian Fashion). Galleria del Costume di Palazzo Pitti, Florence, IT, 10/01/2008-17/02/2008.
  9. Belle Epoque Brides. Kent State University Museum, Kent, USA, 24/01/2008-04/01/2009.
  10. Madame Grès: Sphinx of Fashion. MFIT, NY, USA, 01/02/2008-19/04/2008.
  11. Black in Fashion: Mourning to Night. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 08/02/2008-31/08/2008.
  12. Refusing Fashion: Rei Kawakubo. Museum of Contemporary Art, Detroit, USA, 10/02/2008-01/03/2009.
  13. Reveal or Conceal? McCord Museum of Canadian History, Montreal, Canada, 21/02/2008-18/01/2009.
  14. In Bloom: Patterned Silk Design Innovations in Eighteenth Century France. Kent State Uniersity Museum, Kent, USA, 06/03/2008-08/02/2009.
  15. Moi, Veronique, Branquinho TouTe NUe. MoMu, Antwerp, BE, 12/03-17/08/2008.
  16. Yves Saint Laurent: Un Passion Marocaine – Caftans, Broderies, Bijoux (Yves Saint Laurent: A Moroccan Obsession – Kaftans, Embroideries, Jewellery). Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, Paris, FR, 14/03-31/08/2008.
  17. Chado Ralph Rucci. FDG, Phoenix, USA, 21/03-17/08/2008.
  18. Íconos de la Música I. Museo de la Moda, Santiago, CL, 26/03-18/04/2008.
  19. On Pointe: The Rise of the Ballet Shoe. Bata Shoe Museum, Toronto, CA, 04/2008-02/2009.
  20. Simply Halston. Indianapolis Museum, Indianapolis, USA, 12/04/2008-04/01/2009.
  21. Fashioning Kimono: Art Deco and Modernism in Japan. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 26/04-20/07/2008.
  22. Superheroes: Fashion and Fantasy. MET, NY, USA, 05/05-01/09/2008.
  23. Diana, Inspiración para una nueva generación. (Diana, inspiration for a new generation). Museo de la Moda, Santiago, Chile, 8/05-17/08/2008.
  24. Fashion in the Age of Queen Victoria: The Darnell Collection. Bendigo Art Gallery, Bendigo, Australia, 17/05-20/07/2008.
  25. Aesthetes, Bohemians and Craftsmen: Artistic Dress 1880-1920s. FIDM, Los Angeles, USA, 20/05-02/07/2008.
  26. Arbiters of Style: Women at the Forefront of Fashion. MFIT, NY, USA, 21/05-08/11/2008.
  27. Hello! Fashion: Kansai Yamamoto 1971-1973. Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, USA, 24/05/2008-23/08/2009.
  28. Yves Saint Laurent Style. Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent at the Montreal Museum of Art, Montreal, CA, 29/05-28/09/2008; de Young Museum of Art, San Francisco, USA, 01/11/2008-05/04/2009.
  29. Röhsska Modemuseum: 2. Röhsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 10/06-21/09/2008.
  30. The Last Debutantes: 1958 Season of Change. Kensington Palace, London, UK, 11/06/2008-03/01/2010.
  31. Yves Saint Laurent. MT-CIPE, Madrid, ES, 16/06-20/07/2008.
  32. Valentino: Thèmes et Variations (Valentino: Themes and Variations). Les Art Décoratifs, Paris, FR, 17/06-21/09/2008.
  33. The House of Viktor & Rolf. Barbican Art Gallery, London, UK, 18/06-21/09/2008; Centraal Museum, Utrecht, The Netherlands, 25/11/2008-08/02/2009.
  34. Little Black Dress. FTM, London, UK, 20/06-25/08/2008.
  35. Rudi Gernreich: Bold. Kent University Museum, Kent, USA, 23/07/2008-31/03/2009.
  36. De Ideale Man (The Ideal Man). Gemeentemuseum, Den Hague, The Netherlands, 26/07-26/10/2008.
  37. William Travilla: The Lost Collection. Fashion Museum, Bath, UK, 28/07-22/09/2008.
  38. Fashion v Sport. V&A, London, UK, 05/09/2008-04/01/2009.
  39. Gothic: Dark Glamour. MFIT, NY, USA, 05/09/2008-22/02/2009.
  40. One For All and All For One: The Jumpsuit. FDG, Phoenix, USA, 06/09/2008-01/02/2009.
  41. Japonese Obi in the Kent State University Museum Collection. Kent University Museum, Kent, USA, 11/09/2008-01/03/2009.
  42. Maison Martin Margiela ’20’ The Exhibition. MoMu, Antwerp, BE, 12/09/2008-08/02/2009; Somerset House, London, UK, 10/06-05/09/2009.
  43. Prototype. Musée Suisse de la Mode, Yverdon-les-Bains,CHE,
12/09/2008-01/11/2009.
  44. Invitation to DANCE. Modemuseum, Hasselt, BE, 13/09/2008-04/01/2009.
  45. The Art of the Emboiderer. Kent University Museum, Kent, USA, 25/09/2008-31/12/2009.
  46. Colours: Moments in Fashion. Te Papa, Wellington, New Zealand, 26/09/2008-13/09/2009.
  47. Remarking Fashion. National Gallery of Victoria, Melbourne, Australia, 26/09/2008-03/02/2009.
  48. Paris/New York: Design Fashion, Culture 1925-1940. Museum of the City of New York, NY, USA, 03/10/2008-22/02/2009.
  49. Guerra y Seducción. Museo de la Moda, Santiago, CL, 10/10/2008- 09/2009.
  50. Bill Gibb: A Personal Journey. The Fashion Museum of Bath, UK, 17/10/2008-03/2010.
  51. Billy: Bill Gibb’s Moment in Time. FTM, London, UK, 24/10/2008-18/01/2009.
  52. Arazzi d’autore. Da Picasso alle creazioni di oggi nelle manifatture di Gobelins e Beauvais. Galleria del Costume di Palazzo Pitti, Florença, IT, 25/10/2008 -08/02/2009.
  53. EL TRAJE ESPAÑOL.Tesoros de la Colección y Vestimenta Tradicional de Castilla.
 Museo Nacional de la Hisotria del Traje, Buenos Aires, AR, 11/2008-11/2009.
  54. Steinunn Sigurdardóttir: Torsten och Wanja Soderbergs Pris år 2008 (The Torsten and Wanja Soderberg Prize 2008). Rohsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 05/11/2008-22/02/2009.
  55. Sonia Rykiel –Exhibition–. Les Art Décoratifs, Paris, FR, 20/11/2008-19/04/2009.
  56. Selma Lagerlof 150 Ar (Selma Lagerlof 150 Years). Rohsska Museum of Fashion, Design and Decorative Art, Gothenburg, Sweden, 22/11/2008-19/02/2009.
  57. Sous l’Empire des Crinolines (Under the Rule of the Crinoline). Musée Galliera, Paris, FR, 29/11/2008-26/04/2009.
  58. El cuerpo vestito (Dressing the body), DHUB-MTI, Barcelona, ES, 02/12/2008-30/12/2012.
  59. Elio Berhanyer, 50 años de moda española. MT-CIPE, Madrid, ES, 4/12/2008-19/042009.
  60. Seduction. MFIT, NY, USA, 09/12/2008-16/06/2009.
  61. Magnificence of the Tsars. V&A, London, UK, 10/12/2008-29/03/2009.

 

ARTE + Cultura & Educação

Por concordar com boa parte do discurso e achar relevante o debate, transcrevi do vídeo promovido pela Coleção Viva Cultura Viva que integra o projeto Prêmio Cultura Viva – Formação,  as palavras de Alcione Araújo, escritor, dramaturgo e roteirista de TV e cinema. Chamo a atenção para alguns pontos instigantes desta explanação.

O projeto foi uma iniciativa do Ministério da Cultura – MinC, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec.

“Como dizem os antropólogos, é bom que eu diga de onde eu falo para que vocês percebam melhor do quê eu falo.

Eu sou um escritor e eu trabalho todo o tempo com criação. E é exatamente por isso que eu tenho um olhar para a educação e compreendo que hoje os artistas, como eu, tenham a grande questão com a educação, porque a educação é responsável por formar o nosso público. Os nossos leitores, os nossos ouvintes, os nossos espectadores.

Poucas pessoas vão a shows, poucas pessoas vão ao concerto, poucas pessoas adquirem discos e ainda menos pessoas têm tempo em casa para ouvir.

As artes plásticas se meteram dentro dos museus, dentro das galerias, quase inacessíveis. Se conta nos dedos as pessoas que frequentam as exposições que são abertas. Nossa formação iconográfica, do visual, está cada vez mais precária, porque nós estamos sendo formados pela publicidade e não pela obra de arte.

Isso é uma coisa muito grave, porque a gente está vendo que o nosso país [Brasil] se afastou da cultura. A educação e a cultura hoje são dois mundos distintos. E aqui estou falando de cultura do jeito que eu “brifei” [1], as artes. Porque falar de cultura em geral, se fosse incluir o futebol, incluir a culinária, não tem como escaparmos da cultura. Mas se você separa as artes em si, a literatura, a música, as artes plásticas, etc. você vai ver que nós estamos vivendo fora dela. Muito mais pela cultura que é produzida pela indústria de massa, e pela publicidade. Por que é que acontece isso? Essa é a questão. Por que que nos divorciamos da cultura?

Por que estamos carentes dessa parte sensível, que talvez seja a experiencia mais importante de estar no mundo, é a nossa sensibilidade, muito mais que a nossa capacidade produtiva. E nós estamos criando uma relação esquizofrênica que é: a minha razão, que me faz ser produtivo, está se afastando da minha sensibilidade, que me faz ser humano, que me faz um Ser. Eu gero uma esquizofrenia instalada em mim! Não mais compreendo o meu lado sensível. Eu, como pessoa começo (…) empobrecer-me até mesmo dentro das minhas relações afetivas. Não é mais no plano da arte, não, porque a dessensibilização vai chegando a uma tal ordem que eu tenho vergonha das minhas emoções e da minha capacidade de assumir relações afetivas (…)

Eu sou capaz de estabelecer relações que passam pela razão, os contratos [etc.] (…) , mas temo as relações que passam pelo sensível, pelo afeto, por aquilo que eu sou humano! Eu não sou humano porque produzo, eu não sou humano porque trabalho.

(…)

As pessoas hoje entram no processo educacional e apreendem alguma coisa que leva ao trabalho. Então a educação deixou de formar o cidadão, de formar o homem e se limita a uma formação precária do profissional. [ainda mais se limitado a ausência de educação familiar, aquela de responsabilidade dos pais, delegada atualmente aos professores, estes, destituídos de autoridade]

O que acontece?! Este profissional formado dessa maneira não vai ao concerto! Não vai ler, não vai ouvir música! Ele não foi educado, nem sensibilizado para isso. Ele foi educado e formado para produzir. Ele foi adestrado para produzir.

Em resumo eu quero dizer que o Brasil é uma sociedade que não valoriza a educação pelo o que ela significa de conhecimento. Ele valoriza pelo emprego que ela promete na ponta de saída. Portanto, nós estamos sempre reforçando a ideia de adestrar as pessoas e portanto estamos desumanizando-as e cavando uma trajetória de sua infelicidade pessoal, porque dessensibilizar significa deixar de perceber as suas próprias emoções.

A indústria do entretenimento foi implantada e ela, com o seu poder extraordinário, foi desviando o interesse das pessoas das artes e adestrando as pessoas para perceberem a cultura de massa. Então, o Brasil, que tinha uma educação já precária, que não estimulava a fruição estética, passou a contemplar a indústria do entretenimento. Quer dizer, a cultura de massa.

A ideia de arte no Brasil é a ideia que a televisão difunde. A ideia de humanidade é a ideia que a televisão difunde. O povo brasileiro é um povo que está ajoelhado de frente da televisão. Sem os antídotos criados pelas artes! E sem a informação crítica que a educação poderia oferecer.

Vale uma pergunta. Mas será que a arte é tão importante para você ficar reivindicando? Criticando tudo, se contrapondo a maneira como o mundo caminha?

Pra que serve a ARTE?

Aí… a gente tem uma enorme dificuldade de falar sobre isso, não é?! Porque arte tem uma definição muito difícil.

Eu prefiro me apegar a um paradoxo de Jean Cocteau que diz assim: “a arte é indispensável, se almenos soubéssemos para quê”.

(…) Não sabemos para quê, esta é a questão, e carregamos este mistério…

Nós somos insatisfeitos na moldura de nossa vida pessoal… então quando eu leio, ou vejo  filmes, ou vejo peça de teatro eu estou agregando a minha experiência única de pessoa …medíocre… eu estou agregando todos aqueles heróis, todas aquelas façanhas, todos aqueles sofrimentos em minha vida, minha pobre vida. E com isso eu estou multiplicando as minhas experiências (…) colocando em mim vivencias do que eu não vivi e que passam a ser minhas também. Eu passo a ser muitos, eu passo a ser vários, eu passo estar mais perto da plenitude de ser quase todos. Esta ideia ainda prevalece a ideia de nossa incompletude que a arte traz para nós uma completude que nós não temos e que e que é uma completude digamos metafórica. Eu não sou outros, mas eu tenho em mim outros. É aí que passa a ideia de identificação com os personagens. Eu me identifico com eles, quanto mais eles contribuem para eu ser mais do que eu sou. E, quando eu sou mais do que eu sou, eu me torno mais semelhante ao outro. Porque algo que era dele eu trouxe para mim. A mesma metáfora que faziam os antropófagos. (…) Eu metabolizo as artes e trago para mim. Eu fico sendo mais do que eu sou!

(…)

O que há de sórdido no afastamento da vida artística é que nos impede de ter esta acumulação das vivências. É uma maldade o que fazem com as pessoas, obrigando-as a viverem suas vidinhas medíocres, sem poesia, sem aventura, naquele cotidiano.

(…) diz que o meu mundo termina onde termina a minha linguagem. Portanto a constituição de uma palavra em cada um de nós é pessoal. Um parágrafo de um texto que eu esteja lendo é inteiramente meu, na medida em que o significado das palavras e mesmo as imagens que são sugeridas. Eu vou procurar estas no meu repertório de imagens. Portanto a leitura é uma forma em que o autor dá estímulos e o leitor procura no seu acervo e coteja (…). De modo que o fenômeno da percepção da estética da leitura não existe autor, são coautores, o que escreveu e o que lê. Porque cada um lê o seu romance, ele passa pela sua acumulação de vida. A acumulação de vida que você tem vai produzir as referências estéticas que você traz a tona (…). Portanto a leitura é uma coisa que exige o seu investimento pessoal.

Investimento de quê? De subjetividade.

Então, se eu posso falar de algum papel que a arte tem, de alguma função que arte tem (…) é a função de fazer crescer a nossa subjetividade, de reforçar nós como pessoas, como indivíduos e, valorizar isso de que eu sou ao ponto que eu encontre legitimidade em um ambiente público para afirmar aquilo que eu penso sem ter medo. Porque a minha subjetividade me assegura na legitimidade do que eu penso. Ou seja, em última instancia, eu posso ser profundamente democrático ao não escamotear o que eu penso, porque é legítimo. A minha subjetividade reforça esta ideia de que eu sou, eu existo, eu percebo, eu sinto. Embora eu não saiba dizer quem eu sou a minha subjetividade me impulsiona a uma ação, a uma declaração que faz com que eu exista sendo o que sou!

[1] "brifei" = uso da palavra inglesa briefing (instruções, orientações) em estruturação verbal na língua portuguesa.

Europeana Fashion | Conference

Europeana é uma plataforma digital que disponibiliza o acervo de diversos museus da Europa. Esta parceria de exposição contribui para a redução de barreiras físicas e de conservação para o acesso ao patrimônio material que estas instituições preservam e estudam.

Em Maio, apresenta-se efetivamente uma segunda plataforma com os mesmos objetivos. Este novo projeto, coordenado pela Fondazione Rinascimento Digitale (IT), dedica-se ao acervo de traje/moda e traz como parceiros as seguintes instituições:

Europeana is a digital plataform to share online images of collections from diverses european museums. It contributes to alleviate obstacles like distance and preservation.

In May, a second platform with the same goals will be presented effectively . This new project, coordinated by Fondazione Rinascimento Digitale (IT), is dedicated to costume/fashion collection and has as partners the following institutions:

ModeMuseum Provincie Antwerpen (BE)
Victoria & Albert Museum (UK)
Royal Museums for Arts and History (BE)
Nederlands Instituut voor Beeld en Geluid (NL)
Stiftung Preussischer Kulturbesitz (DE)
Catwalk Pictures (BE)
Stockholm University (SE)
Belgrade Museum of Applied Arts (RS)
Les Arts Décoratifs (FR)
MUDE (PT)
Peloponnesian Folklore Foundation (GR)
Emilio Pucci Archive (IT)
Pitti Immagine (IT)
Centraal Museum Utrecht (NL)
Nordiska Museet (SE)
Rossimoda Shoe Museum (IT)
Museo del Traje (ES)
Wien Museum (AT)
Archivio Missoni (IT)

National Technical University of Athens (GR)
Internet Architects (BE)

Na semana passada (17-18/maio/2013) o projeto foi apresentado por Alessandra Arezzi Boza, junto da opinião de diversos profissionais sobre a importância de uma memória disponibilizada no universo digital livre de fronteiras ou custos para investigadores! O Europeana Fashion busca conectar a Indústria da Moda e a comunidade GLAM (Galleries, Libraries, Archives e Museums), a ir além das perspetivas de velho e novo ou de patrimônio, tentando entender e explorar novas possibilidades e limites nessa relação.

Last week (17-18/maio/2013) the project was presented connect to the opinion of several professionals about the importance to make memory/collections available without boundaries or costs for researchers! “The idea is to create the opportunity of over viewing all the possible interconnections and synergies between Fashion Industry and GLAM community (Galleries, Libraries, Archives and Museums) going beyond the concept of Fashion Heritage and culture, or the difference between old and new and trying to understand and explore new possibilities and limits in their relationship”.

Florence, 1st Conference organized by Europeana Fashion:

Florença, 1ª Conferencia promovida pelo Europeana Fashion:

8657815704_3c6217f85c

Stefania Ricci, diretora do Museo Salvatore Ferragamo, e Rafaello Napoleone, CEO da Pitti Image abordaram em suas comunicações que arquivos podem promover um resgate de memória que traz como resultado a possibilidade de inspiração para o design.

Valerie Steele, diretora do Museu do FIT, Sonnet Stanfill, curadora de moda do V&A e Kaat Debo, diretora do MoMu, falaram da importância do acesso a acervos. Steele focou na redução de barreiras físicas e de tempo proporcionadas pela internet. Stanfill demonstrou o percurso feito a acervos para a construção de uma futura exposição e Debo ressaltou a necessidade de apresentar mais do que o acervo, mas também trabalhos realizados pelos museus.

How can the fashion industry interact with archival materials in the future? Stefania Ricci director of Museo Salvatore Ferragamo illustrated how archival material can inspire new designs and Raffaello Napoleone CEO of Pitti Immagine confirmed that “archives are places dedicated to memory that offer design inspiration.”

Another theme that recurred was the importance of being able to access fashion archives. Valerie Steele (Museum at FIT) underlined how sharing images online alleviates obstacles like time and distance. Sonnet Stanfill (V&A) demonstrated how important access to archives was in preparation for her upcoming exhibition. Kaat Debo (MoMu) stressed the need to open up not only archives but also the workings of the museum in general in order to stay relevant as a museum.

8657334389_84d15f6a89

Kaat Debo (MoMu Antwerp Fashion Museum) & Rafaela Norogrando (ID+ Research Institute for Design, Media and Culture)

Sobre a relação entre a comunidade GLAM e a educação, Linda Loppa (Polimoda) clamou pelo renascimento do design e acrescentou que o patrimônio pode ajudar a construir esse futuro. Maria Luisa Friza (IUAV Universidade de Veneza) ressaltou a necessidade de aprender linguagens visuais como um esteio para os novos processos criativos e imaginação.  Louise Wallenberg falou sobre os estudos na área de moda na Universidade de Estocolmo e Adelheid Rasche apresentou um pouco da coleção da Biblioteca do Traje de Lipperheide. Maria Canella (Univ. de Milão) defendeu a preservação dos arquivos como elo de comunicação.

Diane Pernet (blogger) falou da importância dos filmes de moda e como desenvolveu o conceito do Festival de Filmes de Moda a 10 anos atrás. Maria Schuller explicou como o SHOWstudio revolucionou os filmes de moda pelo seu processo criativo de produção, além de seu produto final. Gabriele Monti (IAUV-UV) apresentou como a internet tem sido um bom recurso utilizado para promover o trabalho de estudantes de moda e um catalisador para uma troca entre eles.

Geer Oskam (Europeana Foundation) demosntrou como a “nova mídia” pode ser usada para alcançar novas audiencias. Anja Aronowsky Cronberg apresentou como o Vestoj – the Journal of Sartorial Matters, decidiu fugir da abordagem tradicional feita sobre a moda, sem distanciar-se de um público geral como o que confere textos mais acadêmicos. Agnès Rocamora (London College of Fashion) enfatizou a necessidade de fazer-se estudos mais profundos sobre a mídia de moda, pois hoje em dia mídia e moda são coisas unificadas.

Apesar da participação de diversos palestrantes, tudo ficou na expectativa: somente a partir da próxima semana será possível verificar como a plataforma da Europeana Fashion realmente funcionará e o que o projeto traz de novo para o acervo em meio digital, para além da conexão entre instituições parceiras.

About GLAM and and their relationship to education, Linda Loppa (Polimoda) emphasized the need for a renaissance in design and how the heritage of the past is needed to build the archeology of the future. Maria Luisa Frisa (IUAV University) also added the necessity of discipline in learning visual languages as an underpinning for new creative processes and imagination. Louise Wallenberg took us through the development of the fashion studies program at Stockholm University, while Adelheid Rasche showed us the treasures of the Lipperheide Costume Library. Maria Canella (University of Milan) spoke about the importance of protecting archives and at the same transforming them into an engine of communication

Diane Pernet (blogger) explained how she developed the concept of a fashion film festival about ten years ago, at a time when fashion film was in its very early stages and no initiative existed to bring fashion film together. Marie Schuller, head of Fashion Film, explained how SHOWstudio revolutionized fashion film by not only showing the end-product, but also the creative process that precedes the final image. Gabriele Monti (IAUV University of Venice) illustrated how the internet is a place where platforms have developed that show the work of fashion students and how fashion students do not just share material online to show their individual work, but exchange on it with others.

Geer Oskam (Europeana Foundation) demonstrated how new media can also be used to engage and exchange with new audiences. Anja Aronowsky Cronberg explained how Vestoj, the Journal of Sartorial Matters, grew out of a need for a different approach to fashion. An approach that is not about lifestyle and consumption and yet more accessible than academic fashion writing.  Agnès Rocamora (London College of Fashion) emphasised an overall need to make further in-depth studies into fashion media.

Ao pensar nestas possibilidades para os acervos brasileiros acredita-se que seria de vital importância um projeto como este, dada a dimensão continental do país e da grande relevância que a Indústria da Moda possui no cenário econômico e social.

O MIMO é um museu assumidamente virtual e que poderia encabeçar este tipo de atuação no cenário brasileiro, já que é a instituição museológica que mais tem dedicado-se a este tipo de plataforma como meio de comunicação da memória do patrimônio de moda brasileiro.

É claro que uma abrangência ainda mais enriquecedora seria pelo conceito do MercoSul ou Latino Americano, a somar instituições como o Museo de la Moda do Chile, o Museo Nacional de la Historia del Traje da Argentina, entre outros.

Despite the participation of several speakers, everything was in expectation: only in the next week we can check how Europeana Fashion website works and what the project brings, beyond the connection between partners, as new for the collection’s exhibitions in digital media

When I thinking about these possibilities for Brazilian collections I believed that a project like this one has a vital importance. Brazil has continental dimensions and its Fashion Industry has a great importance in the economic and social context.

europeanafashion

A 2ª Conferencia já está programada para realizar-se em Londres em 2014.

The second Europeana Fashion Conference will be held in London in 2014.

Outros websites relacionados ou citados pelos palestrantes:                                        Other websites linked or referred by the speakers: Mode Connect, Muuse, ASVOFF

 

Design de Informação | Information Design

A maneira como as informações são apresentadas podem ser cruciais para o entendimento ou a confusão do receptor frente uma tentativa de comunicação.

Nos museus, o cuidado com informações corretas e precisas são cruciais em suas atividades de investigação e divulgação, seja do patrimônio – geralmente objetos que possuem – ou do contexto que estes estariam inseridos em sua origem. Por vezes, não é possível grandes aprofundamentos ou especificações, mas sempre é requerida a veracidade, mesmo que esta possa ser questionada/alterada com futuras investigações e com o auxílio de tecnologia.

20130203_111705[1]A maneira como um gráfico é elaborado pode alterar completamente o entendimento sobre determinado assunto. Para exemplificar trago uma imagem coletada no Metropolitan Museum (Nova York, EUA) em 23 de Maio de 2000:

Settlements

Map 1

Como pode-se verificar pelo mapa da América do Sul, entende-se que o que é especificado como “Amazonia”  seja a área em verde. Pelo contexto endende-se que trata da Região Amazônica e não do estado brasileiro Amazônia, assim, abrange uma área maior que a estipulada na divisa política entre países, o que está correto! Além do Brasil, outros países possuem este tipo de vegetação, tal como o Peru, a Bolívia e outros na região norte e noroeste.

No entanto, se compararmos com um mapa de geografia, do mesmo período, publicado no Brasil, ou com um mapa disponibilizado via internet na atualidade pode-se entender que:

1) a Floresta Amazônica foi totalmente devastada e principalmente em território brasileiro!

Ou…

2) podemos alegar que o que é entendido como Amazônia no gráfico da exposição sobre povos indígenas do MET, não é muito claro ou específico. Talvez uma interpretação gráfica que induz ao erro. Pois comunica uma existencia soberana de uma Floresta que é específica e diversa da geografia encontrada no país, não por desmatamento, mas por ser este formado por diferentes climas e vegetações. O gráfico elimina da comunicação com o receptor esta biodiversidade, exclui a Caatinga, a Mata Atlântica, o Serrado, o Pantanal, a vegetação litorânea, o Pampa, a Mata de Araucária. Não questiona-se aqui o fato de não ser comunicado toda esta diversidade geográfica, a incluir outras, mas o fato de haver sobreposição da Floresta Amazônica em outras áreas, algumas localizadas em clima e localização geográfica que somente com estufas seria capaz tal realidade.

Em análise a esta confusão criada pode-se entender ainda que (3) poderia haver uma indução descontextualizada para a conciência dos visitantes frente o desmatamento e a valorização do patrimônio natural. No entanto, como comprovou-se, essa confusão só é causada naqueles visitantes que já possuem conhecimento prévio do material exposto pelo museu, o que não é comum.

Por este motivo que o trabalho em um museu é tão importante e delicado, pois a informação por eles oferecida é tradicionalmente considerada correta, legitimada, patrimonializada, sendo esta verídica/esclarecedora ou não.

No caso apresentado, para quem não possui um conhecimento mais profundo sobre a biodiversidade do território brasileiro pode achar que tudo era Amazônia e isso não parece estar correto, como também não são os interesses (de diferentes pessoas e países) que fazem com que essa seja reduzida a cada ano por desmatamento ou por reflexo do aquecimento global.