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Abaixo segue lista de publicações feitas por Rafaela Norogrando.                        Caso não consiga aceder a algum título, por favor entre em contato.

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… 2023…

pedagogical book_ Norogrando, Rafaela (no prelo2023). Cores e Design. Caderno 3. Editora UBI – Universidade da Beira Interior. Serviços Gráficos. ISBN: 978-989-654-657-1.

journal_ Norogrando, Rafaela; Santiago, Ana. (2022), “Women, memories and fashion”. Eikon – Journal on semiotics and culture. [printing]. ISSN 2183-6426

journal_ Faria, Clara Fernandes Pache de; Norogrando Rafaela (em avaliação). “O processo de criação de figurino para videojogo. A importância de profissionais de design de moda e figurinistas em produções de animação 3D e vídeo jogo”.

… 2022…

proceedings_ Norogrando, Rafaela; Loss, Caroline (no prelo). “Hearts and Hands: A Sustainable and Intergenerational Project for Responsible Fashion Consumption”. 9th Global Fashion Conference – Fashion Sustainability: from Dream to Reality. Alemanha, 17 e 18 de novembro de 2022.

journal_ Norogrando, Rafaela (2022). “Second skin’s sensitivity: Memories and consciousness”. AHFE 2022 International Conference, Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies [Disponível em: https://openaccess.cms-conferences.org/#/publications/book/978-1-958651-01-8%5D DOI: http://doi.org/10.54941/ahfe1001367

proceedings_ Costa, Maria; Norogrando, Rafaela (2022). Maria Antoniette. Vivências passadas vestidas no presente. EIMAD 8th edition.

interview_ CNN Portugal_ Entrevista para a reportagem de Nuno Mandeiro: “As casas continuam caras, o amor não se pode comprar. Por isso: eis a fast fashion, onde os problemas se eclipsam (aparentemente)“ https://cnnportugal.iol.pt/fast-fashion/moda/as-casas-continuam-caras-o-amor-nao-da-para-comprar-por-isso-eis-a-fast-fashion-onde-os-problemas-se-eclipsam-aparentemente/20220605/62989cb00cf2ea4f0a4dc594

… 2021…

pedagogical book_ Norogrando, Rafaela (2021). Cores e Design. Caderno 1. Editora UBI – Universidade da Beira Interior. Serviços Gráficos. ISBN: 978-989-654-656-4.

pedagogical book_ Norogrando, Rafaela (2021). Cores e Design. Caderno 2. Editora UBI – Universidade da Beira Interior. Serviços Gráficos. ISBN: 978-989-654-660-1

… 2020…

journal_ Azevedo, Manoela B.F.; Nogrando, Rafaela. (2020). “A literatura de cordel como meio de divulgação da moda na Portugal do século XVIII”. Revista dObra[s], vol.15, n.28, p. 140-160 ISSN: 2358-0003. [Disponível em: https://doi.org/10.26563/dobras.v13i28.1064]

proceedings_ Silva, Rebecca Nantes; Norogrando, Rafaela; Duarte, Alexsander J.(2020). “Projeto Veraneio”. EIMAD 7th edition. p. 61-69.

proceedings_ Silva, Rebecca Nantes; Norogrando, Rafaela; Duarte, Alexsander J. (2020). “A Universidade dos Mares”. EIMAD 7th edition. p.71-79.

interview_ Sociedade Civil – RTP2 _Entrevista para o episódio 168: Estética. [Disponível em: https://www.rtp.pt/programa/tv/p38350/e168]

interview_ JN –  Notícias Magazine_Entrevista para reportagem de Filomena Abreu. “Quem são os cool hunters?” [Disponível em: https://www.noticiasmagazine.pt/2020/quem-sao-os-cool-hunters/historias/253636/]

… 2019…

baby in press…   😉

… 2018…

book chapter_ Norogrando, Rafaela (2018). “Fashion design through sustainability and material culture: an exploratory and experimental study” In A. C. Broega, J. Cunha, H. Carvalho, M. Blanco, G. García-Badell, D. L. Goméz-Chacón.  Reverse Design: A Current Scientific Vision From the International Fashion and Design Congress. pp.271-278. London: CRC Press. ISBN 978-11-38370-11-1

proceedings_ Norogrando, Rafaela (2018). “O design de moda por meio da sustentabilidade e da cultura material: um estudo exploratório e experimental”. Proceedings CIMODE 2018: 4º Congresso Internacional de Moda e Design, Madrid, Espanha. p.348-349. ISBN 978-989-54168-0-6 [Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/55464%5D

… 2016 …

book_ NOROGRANDO, Rafaela; BENETTI, Alfonso. 2016. Moda, Música e Sentimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
book chapter_ BENETTI, Alfonso; NOROGRANDO, Rafaela.  2016. “Linguagens, emoções e memórias: relações entre música e moda”. Moda, Música e Sentimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
book chapter_ MARQUES, Rui Filipe Duarte; NOROGRANDO, Rafaela. 2016. “Capa e canção em Coimbra”Moda, Música e Sentimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
book chapter_ NOROGRANDO Rafaela. (2016). “Panorama dos museus de indumentária na Europa e Américas e uma reflexão antropológica”. In Márcia Merlo, Museus e Moda: Acervos, metodologias e processos curatoriais. Estação das letras e Cores Editora: São Paulo.

… 2015 …

journal_ NOROGRANDO, Rafaela, 2015. “Narrativas patrimoniais sobre moda: análise das temáticas expositivas e das escolhas museográficas”. Revista dObra[s], vol 8, nº 8. São Paulo: Estação das Letras e Cores. ISBN 9771982031115 [Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/109]. 

exposições de moda . construção cultural . memória . museografia
Este artigo tem como objetivo a reflexão da construção histórica cultural que é feita sobre a moda e o design e apresenta uma planilha que atua como ferramenta de verificação das escolhas adotadas em exposIões de moda. Utilizou-se de duas abordagens metodológicas: (1) uma foi quantitativa, com base na sinopse de exposições de moda realizadas ao redor do mundo. Esse procedimento resultou em um levantamento de dados de 459 exposições analisadas por suas escolhas temáticas. (2) Dessas exposições foram destacadas 29 para estudos de caso em uma abordagem qualitativa do contexto expositivo e escolhas conceituais. Teve-se o cuidado de abranger um número representativo de instituições (total de 11 museus) por características distintas e abrangência geopolítica (seis países diferentes). Como resultado, são apresentadas as temáticas das narrativas que vêm sendo feitas sobre a moda nos últimos anos (2008-2015), outras propostas que cabem ao universo da moda e do design e a confrontação das temáticas com as ferramentas de comunicação do espaço expositivo. Como conclusão, é verificada a predileção por algumas abordagens e defende-se a revisão desses padrões para uma expansão da construção patrimonial do universo da moda enquanto cultura material e imaterial.
journal_ NOROGRANDO, Rafaela. 2015. “Histórias do design: narrativas patrimoniais do Museu do Design e da Moda”. Nava – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens. UFJF, 2015, no. 1, vo. 1. [Publicação prevista para agosto de 2015].
proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A.. 2015. Objetos de moda: uma proposta de expansão de suas memóriasAnais do 11º Colóquio de Moda, Caxias do Sul. ISSN: 1982-0941. [Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/11-Coloquio-de-Moda_2015/ARTIGOS-DE-GT/GT06-MODA-E-CULTURA/GT-6-Objetos-de-moda.pdf].
catálogo de coleção . informação patrimonial . websites de museus . construção cultural
Este artigo propõe soluções para o registro patrimonial de objetos de moda e design. Adota como base de análise as informações disponibilizadas por museus em suas plataformas na web, sendo que centra-se nas análises feitas a 33 websites institucionais, indicações de casos referenciais pelo Prêmio Museum and Web e critérios levantados pela especificação do tema: Moda. Como resultado é fornecido um guião estrutural para o registro dos objetos da cultura material indumentária, o qual também impõem uma reflexão sobre as narrativas que são feitas da História da Moda e do Design como um todo.
proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela. 2015. “Narrativas, experiências e conexões”. In Atas do Seminário Internacional de Investigação: Processos de Musealização. Realizado em Novembro de 2014 na Universidade do Porto. [Disponível em: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id03id1470&sum=sim]
exposições museológicas . moda . comunicação . compreensão corporal .construção cultural
O artigo trata de exposições museológicas de objetos de traje/moda.
Pela perspectiva do designer de moda e de sua relação com o usuário pela concepção do design de produto como objeto de uso, verifica-se as relações cognitivas/ instintivas entre as narrativas museológicas e os visitantes. assim, traz como problemática a relação das pessoas para com os objetos em exposição por uma discussão baseada na questão do corpo.
 este trabalho é um recorte de uma investigação feita a diversos museus. como estudos in loco aqui são mencionados dois casos portugueses, dois espanhóis, um chileno, um argentino, três ingleses e um belga. adotou-se a etnografia como metodologia de pesquisa qualitativa junto de referenciais teóricos, conteúdos de narrativas expositivas e entrevistas com profissionais das instituições.
 a discussão é pautada em conceitos expositivos que auxiliaram a definição de padrões e as especificidades dos trabalhos de curadoria que vêm sendo feitos nas instituições dedicadas à temática da indumentária como cultura material. como resultado, apresenta uma visão do que é realizado, além de lacunas e oportunidades narrativas que possam contribuir com a história da moda por uma percepção mais ampla e diversificada deste universo.
NOROGRANDO, Rafaela. João A. Mota e Nuno Porto. 2015. “Museum Exhibitions. Fashion for narrativas, experiences and connections”. Poster presentation: Research Day – University of Aveiro, 20/05/2015. 
thesis_ NOROGRANDO, Rafaela. 2015. “Exposições Museológica. A Moda por narrativas, experiências e conexões”. Tese de doutorado em Design pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Orientação do Prof. Dr. João A. Mota e  do Prof. Dr. Nuno Porto. [Em processo de divulgação em repositórios digitais da Biblioteca da Universidade de Aveiro e da Biblioteca Nacional (Portugal): http://opac.ua.pt/].
exposições museológicas . cultura material . objetos de design . moda. corpo e indumentária . narrativas . experiências e conexões . comunicação e públicos . sociedade e comunidades . saberes e ensino.
Este estudo apresenta o universo patrimonial pela perspetiva da acessibilidade pública conferida por instituições museológicas. Consiste em exploração e análise das informações e experiências proporcionadas por museus no âmbito da cultura material indumentária e de moda. O foco desta abordagem são as exposições presenciais e os websites institucionais, com ênfase à acessibilidade aos catálogos de coleções.
Pela perspectiva do designer como antropólogo neste estudo – com base em estudos de caso e outros dados coletados – são apresentadas ferramentas comparativas da realidade atual e propostas para a disseminação mais alargada, diversificada e especializada das informações cultura material e imaterial de moda.
Duas hipóteses orientaram esta tese:
- A noção de que as exposições de artefatos de traje podem ser inovadoras em relação às exposições de outros objetos, já que a roupa vincula-se a movimento, toque, corpo e usabilidade que induz experiências e conexões, sentimentos e identidades em uma relação de metamorfose.
- A noção de que o potencial de ensino e difusão de uma cultura de design, com destaque aos contextos de Portugal e Brasil, é um campo relevante à visibilidade pública da indústria da moda nestes países e alavanca para um melhor posicionamento na competitividade global.
Pelas propostas específicas e pelo contributo de fornecer informações inéditas a respeito do universo investigado, este estudo abre novas perspectivas para futuras investigações, principalmente nas áreas de museologia, museografia, história e teoria da moda e do design, design de exposição, design de produto, estudos da cultura material, comunicação e antropologia do design.
museum exhibitions . material culture . design objects . fashion . body and dress . narratives . experiences and connections . communication and public . society and communities . knowledge and education.
This study presents the patrimonial universe from the perspective of public accessibility enabled by museum institutions . It consists of exploration and analysis of information and experiences provided by museums in the scope of material culture of clothing and fashion. The focus of this approach is face exhibitions and institutional website, with emphasis on the accessibility to catalogs of collections. Through the designer's perspective as an anthropologist in this study – based on case studies and other data collected – comparative tools of the current reality and proposals for a wider, diversified and specialized dissemination of information on material and immaterial fadhion culture are presented.
Two hypotheses guided this thesis:
- The notion that the clothing artifacts exhibitions can be innovative in relation to exhibitions of other objects, since clothing is linked to movement, touch, body and usability, thus inducing experiences and connections, feelings and identities in a metamorphosis relationship.
- The notion that the learning potential and the propagation of a design culture, with emphasis on the contexts of Portugal and Brazil, is a relevant field to the public visibility of the fashion industry in these countries and provides a better positioning in global competitiveness.
Due to the specific proposals and the contribution in providing new information to the investigation field, this study opens new perspectives for future research, especially in the areas of museology, museography, history and theory of fashion and design, exhibition design, product design, material culture studies, communication and design anthropology.

… 2014 …

journal_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A..2014d. “MUSEUS de MODA na WEB. Acesso a informações de catálogos online de acervo patrimonial.” Revista ModaPalavra, v.8, nº15, p. 121-152. ISSN: 1982-615x. [Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/issue/current/showToc].

website de museus de moda/traje . informação patrimonial . cultura material indumentária. 
Este artigo trata da acessibilidade e das informações prestadas por museus de moda/traje na web sobre os seus acervos patrimoniais. Foram pesquisados 33 websites institucionais e apresenta-se a análise feita àqueles que (no período da pesquisa) disponibilizavam o seu catálogo de coleção.Além disso, destacam-se casos referenciais conforme indicações do Museumand Web (Prêmio) e critérios levantados à investigação. Desta maneira, como resultado deste trabalho, é fornecido um guião estrutural e propostas de registro dos objetos da cultura material indumentária. Este material e as reflexões expostas resultam como contributo ao registro, e consequente estudos, da história da moda por suas componentes materiais e imateriais. 

MuseuModaWEB_RevistaModaPalavra

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A..2014c. “NARRATIVES OF FASHION. What becomes heritage? What turns into history?” / “NARRATIVAS DA MODA. O que fica de patrimônio? O que vira história?”. CIMODE Book of Proceedings, Milão, ISBN 978 88 6493 0275. [Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202014/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO3-CULTURA/CO-Eixo3-V&A-Um-Estudo-De-Caso.pdf]

museum exhibition . fashion narratives . cognition . interactivity . mediation
This paper forms part of a larger project which researches and analyses several museums, focusing on the exhibition of fashion design objects. We adopted ethnography as a qualitative research methodology, alongside theoretical references, the contents of the exhibition narratives and, for this reflection, the criteria adopted for annual design awards, sponsored by the Design Museum. We question the dichotomy between art and science in relation to the museum; between the history of fashion heritage and the world of fashion today, with their agents, users, and ethical challenges. We verify the construction of the history of fashion, sometimes distant from its role as an object of broad market appeal and the result of material culture. Beyond this problem, we also verify the cognitive relations between the narratives and relations between the visitors and the fashion objects, through their instinctive understanding of these objects. In order to contribute to a more comprehensive understanding of the work being done through exhibitions of costumes/fashion, we highlight standards and specificities. This research also presents gaps and opportunities in the narratives that may be conducive to the history of fashion with a broader or more diverse perception of this universe.

pdf_PT_CIMODE2014

 pdf_english

journal_ NOROGRANDO, Rafaela. 2014. “Imagem corporal: público, privado, superfície, âmago”. IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte. V.7.n.2 ISSN: 1983-7836. [Disponível em: http://www.iararevista.sp.senac.br].

imagem . corpo . simbolismo . cultura
Este artigo discute a imagem do corpo por suas interpretações e relações. Toma como base duas propostas de exposições feitas ao redor do mundo com a temática do corpo humano: Body Worlds e Bodies: The Exhibition. Acredita-se que essas auxiliem a ilustração dos questionamentos quanto a relação do ser humano com o seu corpo por dicotomia entre suas realidades e subjetividades, muitas vezes expressas pela arte ou pela ciência. Nota-se que o corpo é encarado como um objeto relegado ao contato desumanizado, por uma relação desentimentalizada e objetiva, mas também vivido como superfície simbólica e material de todo um imaginário pessoal e humano.

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A.. 2014b. “V&A, UM ESTUDO DE CASO. Narrativas da cultura material de moda”Anais do 10º Colóquio de Moda, Eixo 3, Caxias do Sul. ISSN: 1982-0941. [Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/anais/10-Coloquio-de-Moda_2014/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO3-CULTURA/CO-Eixo3-V&A-Um-Estudo-De-Caso.pdf].

museu . moda . design de exposição . comunicação
Este artigo apresenta o Victoria and Albert Museum (V&A) com foco na reinaugurada Sala 40: Fashion Galleries. Por metodologia etnográfica, entrevistas e outras referências aborda as narrativas e experiencias sobre a coleção de moda em exposição. Proporciona exemplos e reflexões acerca da mediação expositiva do museu e seus contributos.

pdf_10coloquio

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A.. 2014a. “Fashion Design at V&A. Museum Studies, Case IV”. p. 38-39. 9th International Committee [on] Design History and Design Studies – ICDHS 2014: Tradition, transition, trajectoriues: major or minor influentes?: posters / coord. Helena Barbosa e Anna Calvera. – Aveiro: UA Editora, 2014. 70p. ISBN 978-972-789-422-2. [Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/icdhs2014-238/list#event].

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A.; PORTO, Nuno. 2013. “Exposições museológicas. Narrativas, experiências e conexões”. p. 93-104. In Sampaio, J.; Reis, M. Livro de Atas do UD12, 1º encontro nacional doutoramentos em design. Realizado em 14 de Julho de 2012, Universidade de Aveiro, Portugal. pp. 365. ISBN: 978-989-20-3421-8. [Disponível em: http://ud12.web.ua.pt/wp-content/uploads/2013/07/livro_de_atasUD12_BR.pdf]

moda . design . comunicação . exibição . interação . museu . patrimônio cultural
Este artigo apresenta investigação em curso sobre exposições museológicas promovidas por responsáveis de coleções de traje/moda. A análise centra-se nas narrativas, experiências e conexões baseadas em produtos de design produzidos no âmbito da indumentária, sob o propósito de identificar os modelos expositivos mais relevantes na valorização desses objetos, e na prestação de informação pública sobre eles, e sobre o universo social que lhe está associado.  As exposições presenciais constituem o ponto de partida, mas recorre-se à comparação com outros meios, nomeadamente, exposições virtuais e websites dos museus. A amostra da investigação centra-se em quatro estudos de caso, Museu Nacional do Traje, Museu do Design e da Moda, Museo del Traje-CIPE, Victoria and Albert Museum e, estende-se por outros casos comparativos do contexto internacional. A metodologia adotada apoia-se em referencial bibliográfico, pesquisa etnográfica, entrevistas e avaliações qualitativas.Duas hipóteses orientam essa abordagem ao tema: A noção de que as exposições de artefatos de traje podem ser inovadoras em relação às exposições de outros objetos: a roupa consiste de movimento, toque, usabilidade; A noção de que o potencial de ensino e difusão com uma cultura de design, no contexto português, é um campo relevante à visibilidade pública da indústria da moda em Portugal

book chapter_ NOROGRANDO, Rafaela; SOUZA, Bertulino. 2013. “Aspectos da economia globalizada: Considerações de valor e bem-estar”. p.74-86. In ESPINA BARRIO, A.B., (Ed.), Contención y Derroche. Economía, Fiesta y Cultura en Iberoamérica, Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León-SIAA: Salamanca. pp. 685- ISBN: 978-84-941179-0-9. [Disponível em: http://campus.usal.es/~iiacyl/MAI/images/publicaciones/CONTENCION_Y_DERROCHE.pdf]

O impacto da globalização tem repercutido de diferentes maneiras no cotidiano das populações. A moda, antes considerada produto e discurso de um segmento social, hoje transita e penetra nos diversos extratos, imprimindo seu ritmo e sua aceitação. Isso pode ser facilmente visto nas grandes cidades, em larga escala, e nas pequenas como um intróito. Assim, a relação das pessoas, e entre elas, foi transformada. Parte dessas relações alimenta e estrutura os desejos e os sonhos, melhorando a qualidade de vida, o que produz um estado de bem-estar, um sentimento que proporciona satisfação ao indivíduo, e aqui aceitamos tacitamente a expressão saúde para qualificá-lo. A isto articula-se uma relevante relação entre o consumo/cultura material e a ideia de saúde, que vem sofrendo constantes transformações. Especialmente, como nos ensina Dan Chisholm, por analogia com a moda, a saúde tem demandado da economia mundial esforços que extrapolam a capacidade de inúmeros países, constituindo assim, um grave problema social e cultural.

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela. 2012. “Moda e comunicação em narrativa patrimonial. Estudo de caso I.” Anais do CIMODE 2012, 1º Congresso Internacional de Moda e Design. Guimarães. ISBN: 978-972-8692-72-8. [Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/29259]

cultura material . indumentária . museu . design . exposição . website
Este artigo apresenta trabalho de investigação doutoral sobre exposições museológicas no universo das instituições que salvaguardam objetos de design de moda e/ou de indumentária. Com enfoque sobre aqueles que institucionalmente posicionam-se por esta temática é referido aqui um dos estudos de caso abordado, o Museu Nacional do Traje (PT). Com base em metodologia diversificada, referências bibliográficas, pesquisa etnográfica, análises qualitativas e entrevistas, expõe-se duas maneiras de interação de um acervo patrimonial com o público em geral: salas de exposição e website institucional. Tem como objetivo verificar os recursos e conexões adotados para comunicar a cultura material indumentária, e ainda, as possibilidades destas práticas para sua promoção e integração no contexto contemporâneo.

pdf_CIMODE

Fashion and communication in heritage narrative. Case study I.
material culture . costume . museum . design . exhibition . website
This paper presents part of a PhD thesis in design in progress on museum exhibitions within the framework of institutions which preserve fashion design and/or dressing. The focus here is on a particular case study of institutions which promote themselves as such, the Museu Nacional do Traje (PT). Based on a diversified methodology, bibliographic references, ethnographic research, qualitative analysis and interviews, two possibilities for the interaction of the collection with the general public are shown: the exhibition room and the institutional website. The goal is to verify the resources and connections adopted to communicate the garment material culture, and the possibilities of those practices for its promotion and integration within the contemporary context.

slideShow_CIMODE

 …

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A. 2012. “Moda e comunicação em narrativa patrimonial. Estudo de caso III”. Anais do 8º Colóquio de Moda, GT 6, Rio de Janeiro. ISSN: 1982-0941. [Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202012/GT06/COMUNICACAO-ORAL/101245_MODA_E_COMUNICACAO_EM_NARRATIVA_PATRIMONIAL.pdf]

cultura material . design . exposição . website
Este artigo apresenta trabalho de investigação doutoral sobre exposições museológicas com enfoque em instituições que salvaguardam, primordialmente, objetos de design de moda e/ou de indumentária. É referido aqui um dos estudos de caso abordado nessa investigação, o Museu del Traje - Centro de Investigación del Patrimonio Etnológico (MT-CIPE), Espanha. Com base em metodologia diversificada, referências bibliográficas, pesquisa etnográfica, análises qualitativas e entrevista, expõe-se duas maneiras de interação de um acervo patrimonial com o público em geral: salas de exposição e website institucional. Tem como objetivo verificar os recursos e conexões adotados para comunicar a cultura material indumentária. Tece análises sobre as possibilidades destas práticas para a promoção e integração dos conhecimentos acerca dos objeos, e seu universo, no contexto contemporâneo.

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proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; MOTA, João A. 2012 “Material Culture in Heritage Narratives. Museum Studies, Case III: MT-CIPE”CDCH – Creative Design for Interdiciplinary Projects in Cultural Heritage. In VL/HCC – IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing Annals. Innsbruck. [Disponível em: http://homes.di.unimi.it/cslab/cdch/papers/papers/cdch2012_submission_7.pdf]

fashion . design . exhibition . website 
This article presents a research on museum exhibitions and discusses one of the case studies approached: Museo del Traje - Centro de Investigación del Patrimonio Etnológico, Spain. Based on bibliographic references, ethnographic fieldwork, qualitative analyses and interviews, two ways of interaction between a patrimonial collection and the general public are analyzed: the exhibition rooms and the institutional website. The aim is to verify the resources and connections used to communicate the clothing material culture.

pdf_CDCH 

slideShow_CDCH

journal_ NOROGRANDO, Rafaela. 2012. “MODA & MUSEU- instituições, patrimonializações, narrativas”. Revista dObra[s] nº12, Março/2012. ISSN:9771982031115. 103-112.

moda . museu . sociedade . patrimonialização . narrativas                                               
Trata da relação entre instituição museológica e moda pelos critérios de patrimonialização, e o panorama de museus temáticos, foco Brasil/Portugal. Baseado em revisão bibliográfica, coleta de dados, pesquisa de campo e entrevistas, destaca-se o ciclo de consagração e defende-se planejamento e ética.
"Fashion & Museum- institutions, patrimonializations, narratives"
fashion . museum . society . patrimonialization . narratives 
It is about the relationship between fashion and museum by the heritage criteria, and the panorama of thematic museuns, focus Brazil / Portugal. Based on literature review, data collection, field research and interviews, highlights the cycle of consecration and defends planning and ethics.

pdf_dObra[s]-12

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book chapter_ NOROGRANDO, Rafaela. 2011. “Retazos de la mujer latinoamericana” .  In BARRIO, Ángel B. Espina. Culturas y mestizajes iberotropicales. pp 420 – 439. Recife: Massangana- Fundación Joaquim Nabuco-SIAA. ISBN: 978-85-7019-603-3. [Disponível em:http://campus.usal.es/~iiacyl/MAI/images/publicaciones/LibroIberotropical.pdf]

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela. 2011. “A PESQUISA DE MODA E O PATRIMÔNIO PORTUGUÊS. Perdas do Museu Nacional do Traje a infringir restrições para futuras narrativas e pesquisas”. Anais do VI CIPE- Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Realizado entre 10 e 12 de Outubro em Lisboa, Portugal. ISSN 2175-0289

pesquisa de moda . cultura material . patrimônio . roupa . Museu Nacional do Traje          
Este documento trata da importância que as roupas, como objeto da cultura material, possuem para a pesquisa de moda, seja esta pelo caráter mercadológico, histórico, cultural ou técnico. Trata também da relação que as instituições museológicas possuem junto do cenário global de moda e centra-se no estudo de caso de uma das instituições portuguesas mais importantes para registro e conservação desses objetos.O Museu Nacional do Traje há mais de três décadas tem trabalhado para manter o enorme e importante acervo patrimonial que possui. Considerando que a maior parte do espólio, 95%, foi adquirido pela contribuição de milhares de doadores, justifica-se que este seja um importante reflexo da cultura material e diretamente vinculado às percepções e valores da sociedade portuguesa. Já muito premiado por suas atividades, atualmente, o MNT encontra-se cada vez mais condicionado a limites estreitos de atuação, o que põem em risco o patrimônio que abriga, as possibilidades de exposições ao grande público, bem como as pesquisas na área.

pdf_CIPED

fashion research . material culture . heritage . cloth, Museu Nacional do Traje
This paper centers on the importance clothes, as material culture’s object, have for fashion research either for its marketing, historical, cultural or technical character. It also discusses the relationship museums have with the global fashion scene, and focuses on a case study about one of the most important Portuguese institutions for the record and preservation of these objects. The Museu Nacional do Traje (MNT) – Portuguese National Costume Museum – has worked for over three decades to keep the huge and important collection it owns. Since most of the collection (95%) was acquired from the contributions of thousands of donors, it is therefore an important reflex of the material culture and directly linked to the perceptions and values of the Portuguese society. Though many times awarded for its activities, currently the museum's action is increasingly conditioned to narrow limits, which jeopardize the heritage it shelters and the possibilities for exhibitions to the general public, as well as researches in the area.

pdf_CIPED- english

proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela; HEINZELMANN, Fernanda Lyrio. 2011. “Narrativas do desejo, comoditização do ser”. Anais do 7º Colóquio de Moda, Maringá. ISSN: 1982-0941. [Disponível em: GT03, GT: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202011/GT03/GT/GT-89377_GT_Narrativas_do_desejo,_comoditizacao_do_ser..pdf]

moda . narrativa . consciência ativa
Este artigo aborda questões dispostas por economia binária e linear com base em estudos desenvolvidos pelas autoras e que aqui são agrupados pelo contexto a que pertencem: moda, beleza, gênero. Desenvolve-se por entre narrativas culturais vinculadas à moda, por suas imposições de estética corporal, e apresenta vertente antropológica e psico-social. Por fim, põem em discussão o papel do profissional de moda.

fashion . narrative . active consciousness
This article presents issues arranged for linear and binary economy. It is done based on studies developed separately by authors. Here these are grouped by the context which they belong: fashion, beauty and gender. It is developed through cultural narratives related to fashion and for its esthetics’ infliction and it introduces anthropological and psycho-social approach.  Finally call into question the fashion professional’s role.

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proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela. 2011.”Cultura imaterial: O recorte da máscara“. Anais do 2º Colóquio do Imaginário, Natal. [Disponível em:http://2coloquiodoimaginario.blogspot.co.uk/. Acesso em: 00/00/0000]

cultura imaterial . máscara . África . mulher . feminino . simbolismo
Este artigo tem como intenção evidenciar alguns estudos feitos sobre a cultura imaterial tendo como recorte referencial as máscaras usadas por mulheres em África. Apresenta a discussão reflexiva quanto ao significado potencial das máscaras: objeto impregnado de significação vivencial, muito além do objeto de arte vendido, e ainda, sua transposição do conceito material para um conceito intangível e transcendente.

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thesis_ NOROGRANDO, Rafaela. 2011. “COMO É FORMADO O PATRIMÔNIO CULTURAL
Estudo museológico em Portugal na temática Traje/Moda”. Dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural. Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Orientador Nuno Manuel de Azevedo Andrade Porto e coorientação de Kathia Castilho.

museu . patrimônio . traje . moda . cultura material . coleção patrimonial . contemporâneo . narrativa . identidade 
Esta dissertação apresenta instituições museológicas que trabalham exclusivamente, ou com destacado enfoque, com a temática traje/moda. Tem como principal objetivo a verificação e questionamento dos critérios adotados no processo de patrimonialização de objetos relacionados ao tema: objetos de uso corporal indumentário, principalmente aos oriundos do contexto contemporâneo. Em pesquisa etnográfica estudou-se o caso do Museu Nacional do Traje, dada a sua representatividade no contexto museológico português na temática destacada. Outras instituições são apresentadas de forma a intensificar o contexto com exemplos ou dados. O rastreamento de metodologias e critérios adotados no processo de patrimonialização, conduziu o questionamento entre a concepção da instituição museológica diante da instituição do efêmero, trabalhada pelo sistema de moda.

museum . heritage . costume . fashion . material culture . patrimonial collection . contemporary . narrative . identity
This dissertation presents museum institutions that work exclusively, or an outstanding approach, with the topic of costume/fashion. The main objective is to check and questioning the criteria adopted on the patrimonialization’s processes of goods, especially those coming from the contemporary context, and all of them related to the topic. For ethnographic fielder study, it researches the case of the Museu Nacional do Traje, because it is a representative museum institution in the Portuguese context. Other institutions are presented in order to enhance the connection with examples or data. The screening procedures and criteria adopted in the heritage process, led the questioning of the concept of the museum institution in front of the institution of the ephemeral, worked for the fashion system

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proceedings_ NOROGRANDO, Rafaela. 2010. “VALORES CULTURAIS E IDENTIDADES, UNIVERSAIS? Uma abordagem com ênfase na Linguagem Visual Indumentária Feminina a luz dos Direitos Humanos”. Anais do 6º Colóquio de Moda, São Paulo. [Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202010/71557_Valores_Culturais_e_Identidades_Universais.pdf]

valores culturais . direitos humanos . linguagem visual identitária.
Este artigo traz como objetivo instigar a já polêmica temática causada quando cruzam-se ou tenta-se conciliar os direitos humanos e as diversidades de valores culturais. Apresenta um breve esclarecimento sobre os tratados internacionais e traz como ênfase a linguagem visual identitária no exemplo de expressão cultural da indumentária feminina de algumas muçulmanas.

cultural values . human rights . visual language of identity
This article has the objective to instigate the already controversial issue caused when cross, or try to reconcile, human rights and the diversity of cultural values. Provides a brief insight into international treaties, and brings an emphasis on the visual language of identity in the example of cultural expression of some Muslim women's clothing.

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journal_ NOROGRANDO, Rafaela. 2010. “No princípio era a roupa”. Iara. Revista de Moda, Cultura e Arte. Volume 3, nº3. ISSN: 1983-7836.                    [Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/09_IARA_vol3_n3_Artigo.pdf]

cultura . sociedade . linguagem . moda . sistema capitalista . identidade
Este artigo apresenta um conciso relato da história da moda e uma rápida explanação sobre o universo do vestuário como sistema produtivo e fenômeno social. Tem como objetivo mostrar um pouco da abrangência e complexidade que o estudo e trabalho de moda compreendem, além de questionar e vislumbrar as novas movimentações apresentadas no contexto contemporâneo.

* NOROGRANDO, Rafaela. (2009). “Plano Estratégico. Invernada Seca – Granja de Soja do Alto Uruguai”. Impresso disponível somente na Biblioteca da ESPM-SUL, Porto Alegre, por doação do autor. Consiste em plano estratégico com orientação teórica do Prof. Dr. Roger Born para a conclusão de MBA em Marketing, minor em Gestão Empresarial.

journal_ NOROGRANDO, Rafaela; VASCONCELLOS, Arthur. (2005). “O Universo Adolescente Feminio: seu padrão comportamental, estético e consumista”. Revista Think: Caderno de Artigos e Casos ESPM/ RS, 3: 36-43.

universo adolescente feminino . comportamento . consumo
Este artigo tem como objetivo principal conhecer o público adolescente feminino em relação ao seu comportamento psico-biológico, social-consumista e, consequentemente obter informações de como melhor atingi-lo mercadologicamente. O adolescente é um público consumidor recente, em uma faixa etária extremamente valorizada estética e comportamentalmente por outras: adultos e crianças. Esta valorização dá-se por seu ápice biológico, seu período de experimentar o mundo e de se conhecer na busca de uma auto-afirmação. O adolescente busca conquistar sua individualidade, ainda que esta seja imposta ou aceita por um grupo social de sua escolha. Para melhor compreensão, o trabalho foi dividido em três tópicos centrais: Comportamento, Estética e Consumo, sendo estes dois últimos direcionados principalmente àThe female teenager universe. Standard behaviour, esthetic and consumer.

female teenager universe . behavior . consumption.
This article has the main purpose to get to know the female teenager public on relation of their behavior psic-biologic as well as their social-consumer habits and, consequently, to gather information on how to reach them marketwise. The teenager is a recent consumer. Regarding that, they are extremely valuable to others (adults and children) as far as behavior and esthetic. The Teen's value comes based on biological issues, their needs to explore the world, and to get to know themselves looking forward to a self-affirmation: The conquest oftheir individuality, even tough it pertains and it's accepted by a social group of the Teen's choice. This work, for better understanding, was divided in three topics: Behavior, Esthetic, and Consumption. The last two are directly related to Fashion.

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Considerar que os artigos aqui consultados e não em sua fonte original, se referenciados, devem constar a seguinte indicação, conforme algumas normas internacionais de publicação:

[Disponível em http://www.rafaela.norogrando.wordpress.com. Acesso em: 00/00/0000]